Krypt será substituída em Mortal Kombat 1; mais detalhes e gameplay

Mortal Kombat 1

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.


A série Mortal Kombat atingiu 30 anos. E que viagem longa e sangrenta tem sido: onze jogos principais em seis gerações de consoles e algo entre 75 e mais de 80 personagens, dependendo de como e onde você deseja contá-los.

E agora Mortal Kombat 1, que está tentando abrir as comportas dessa história rica e sangrenta enquanto serve como uma reinicialização do capítulo um. É uma reintrodução de toda a IP, com uma grande reviravolta na jogabilidade.

Kameos no Centro das Atenções

Enquanto os visuais parecem estupendos e a luta principal parece mais forte do que nunca, os lutadores Kameo são facilmente a estrela deste show. Usando uma combinação de direcionais e o botão R1, você pode comandar seu parceiro Kameo para atacar um inimigo no ar, fazer malabarismos, chocá-los de longe, jogá-los, executar um combo breaker… até mesmo executar um Fatality.

  • Mas você precisa ser estratégico. Os lutadores Kameo vêm com um cooldown, então você não pode spammar seu oponente com uma enxurrada de ataques recebidos. Eles funcionam melhor como um extensor de combo ou como uma forma de criar impulso em seu oponente – se você jogou Tekken Tag Tournament, terá uma ideia decente de como os lutadores Kameo se encaixam nessa mistura.
  • Os lutadores Kameo eram uma combinação de duas ideias. No início do desenvolvimento do MK1, a equipe de design propôs adicionar modificadores exclusivos a cada lutador, como dar a Sonya um drone que pudesse aumentar seus ataques. “Mas era específico para cada personagem. E eu meio que recuei”, explicou Boon. “Acho que devemos fazer algo que todos possam compartilhar”. Depois, havia a questão do modo 2v2 Tag, não visto desde o Mortal Kombat de 2011. “Adoramos e muitas pessoas adoraram”, explicou Boon, “mas não foi um recurso muito tocado”. Entram os lutadores Kameo, que pareciam resolver duas necessidades diferentes. “Esse tipo de coisa simplificada, [ativada] com o apertar de um botão… isso para mim parecia o ponto ideal”.
  • Mais Kameos estão chegando, e cada personagem retrô de MK está na mesa para consideração. Boon espera que MK1 inclua entre 15 e 20 lutadores Kameo no primeiro dia, mas mais estarão a caminho. “Temos alguns ridículos que virão mais tarde,” Boon brincou, “tipo, você sabe… como eles ainda se lembram desse personagem?!”.

Ed Boon comenta

  • A premissa. Então MK1 é um reboot, um remake? “Acho que poderia estar na categoria de um reboot”. Boon explicou que a equipe da NetherRealm queria incluir os principais personagens existentes, mas contar uma história totalmente nova. E o final canônico do MK11 de 2019 foi um trampolim perfeito, com Liu Kang, o esteio da série que se tornou o deus do fogo, no controle do fluxo do tempo e redefinindo efetivamente o universo. “E então, obviamente”, disse Boon, “algo dá errado”. Os resultados serão personagens familiares que podem estar em circunstâncias muito, muito diferentes.
  • Quem é o vilão? Embora Boon tenha confirmado que “vários” vilões clássicos de Mortal Kombat estariam retornando de alguma forma, ele não explicou quem era o grande mal. “Assim como os heróis, os vilões começarão completamente diferentes… eles seguirão caminhos diferentes e terão relacionamentos diferentes uns com os outros”. Se você é bem versado na tradição MK, espere encontrar algumas reviravoltas.
  • Novos modos? Boon permaneceu de boca fechada sobre os detalhes do jogo online. Mas ele confirmou que a equipe está trabalhando em um substituto para o modo Krypt visto nos últimos seis jogos do MK. “Temos um sistema totalmente novo”, brincou Boon. “Posso dizer que não é a Krypt. Mas teremos um sistema totalmente novo para desbloqueios”.
  • Benefícios da nova geração. Boon aprecia muitas coisas sobre a geração PS5 – “é obviamente muito poderoso”. Mas sua maior apreciação? O SSD super rápido. “Podemos carregar esses fundos detalhados malucos que antes levariam tanto tempo para carregar”.
  • Alguns Fatalities são rejeitados. Ao longo dos anos, a NetherRealm estabeleceu uma espécie de “comitê de Fatalities” que avalia as jogadas finais icônicas da série. As ideias vêm de toda a empresa, mas Boon tem a palavra final. “Sim, há uma linha, você sabe… houve muitos que eu enviei de volta e disse, ‘não, isso é apenas cruzar a linha. Não estamos fazendo coisas assim. E então eles ficavam desapontados. Mas o suficiente para que eles sejam bons”.
  • Boon está um pouco atrasado em seus jogos. Com o MK1 a apenas três meses do lançamento, Boon está ansioso para acompanhar alguns sucessos recentes. “Definitivamente vou comprar Street Fighter 6, sempre fui um fã”, disse Boon. “Eu nem tive a chance de jogar God of War Ragnarök. E nunca joguei Diablo, mas estou muito curioso sobre Diablo IV”.

Então é isso… por enquanto, pelo menos. Com base na minha sessão de jogo de 30 minutos, MK1 é uma grande mudança na série em mais de uma maneira. Faltando apenas três meses, espere um fluxo constante de anúncios e revelações até o lançamento em 19 de setembro no PS5.


Por fim, veja o vídeo abaixo com mais gameplay de Mortal Kombat 1, inclusive com o visual do modo das Torres (Arcade).

Mortal Kombat 1 será lançado em 19 de setembro para PlayStation 5, Xbox Series, Switch e PC via Steam e Epic Games Store.