Depois de meses de rumores e especulações, o site Kotaku soube de suas fontes que a Rockstar Games pode estar remasterizando três jogos clássicos de Grand Theft Auto. Atualmente, parece que esses jogos serão lançados no final desta primavera brasileira para uma infinidade de plataformas.


Nota: vale esclarecer nesta notícia que o termo remaster pode significar remake. Pense, por exemplo, em Crash Bandicoot N. Sane Trilogy – a coletânea é considerada como um remaster pela Activision, enquanto que muitos jogadores a classificam como remake. O caso desses três GTA é similar.


No ano passado, rumores surgiram no Twitter, Reddit e em vários fóruns de que a Rockstar estaria trabalhando em remakes ou remasterizações de títulos clássicos de Grand Theft Auto da era PS2. Esses rumores só cresceram em popularidade quando a empresa-mãe da Rockstar, Take-Two Interactive, usou a remoção de DMCA para remover mods GTA clássicos da Internet, enquanto anunciava que a publisher tinha três jogos remasterizados em desenvolvimento. Embora o site Kotaku não possa confirmar o que são especificamente todos esses títulos remasterizados, eles confirmam por meio de detalhes corroborantes de três fontes que os GTA remasterizados estão atualmente nos estágios finais de desenvolvimento.

De acordo com essas fontes, a Rockstar está desenvolvendo ativamente versões remasterizadas de Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: San Andreas. Todos os três jogos estão sendo remasterizados usando a Unreal Engine e serão uma mistura de “gráficos novos e antigos”.

Uma fonte que afirma ter visto um trecho dos jogos em ação disse que os visuais os lembravam de uma versão fortemente modificada de um título clássico de GTA. A interface dos jogos também está sendo atualizada, mas manterá o mesmo estilo clássico. Nenhum detalhe foi compartilhado sobre a jogabilidade, mas o Kotaku foi informado que esses remakes estão tentando se manter fiéis aos jogos GTA da era PS2 tanto quanto possível.

Fontes confirmaram que a Rockstar Dundee está liderando o desenvolvimento dos remakes. Os planos em torno desses títulos GTA remasterizados mudaram um pouco no ano passado como resultado da pandemia COVID-19 em curso, e podem continuar a mudar até que as coisas sejam oficialmente anunciadas.

Originalmente, parecia que esses remakes seriam lançados juntos e dados aos jogadores que comprassem GTA V de PS5 e Xbox Series como uma espécie de bônus ou “presente de agradecimento” da Rockstar. Então os planos mudaram e a trilogia remasterizada foi agendada para ser lançada no início deste ano. No entanto, os planos mudaram novamente, e agora os títulos remasterizados devem ser lançados no final de outubro ou início de novembro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X / S, Switch, PC, Stadia e celulares.