A Kojima Productions foi ao Twitter para ameaçar com uma ação legal contra aqueles que identificaram erroneamente Hideo Kojima como o assassino de Shinzo Abe.
Na última sexta-feira, fotos de Kojima posando ao lado de um retrato de Che Guevara e usando um chapéu soviético foram divulgadas pela mídia internacional e alguns políticos de extrema direita, rotulando-o como um extremista de esquerda que tirou a vida de Abe em plena luz do dia em no meio de uma campanha política. Após um dia de silêncio, a Kojima Productions finalmente divulgou uma declaração no Twitter.
O assassino de Abe é um residente de Nara de 41 anos e um ex-funcionário das Forças de Autodefesa Marítima do Japão, Tetsuya Yamagami. O político francês de extrema direita que acusou Kojima de ser um assassino de esquerda mais tarde deletou seu tweet e emitiu um pedido de desculpas, mas não antes que as capturas de tela de seu tweet circulassem. O canal de notícias grego que transmitiu as mesmas fotos também acabou removendo o segmento de notícias de sites de compartilhamento de vídeos como o YouTube. Uma agência de notícias iraniana também foi encontrada usando as fotos de Kojima, mas não está claro ainda se emitiu uma correção e um pedido de desculpas.
#KojimaProductions strongly condemns the spread of fake news and rumors that convey false information. We do not tolerate such libel and will consider taking legal action in some cases. pic.twitter.com/fDi0FR9kB0
— KOJIMA PRODUCTIONS (Eng) (@KojiPro2015_EN) July 9, 2022