Análises

King of Meat – Review

A ideia de combinar jogabilidade frenética, criatividade e diversão em jogos cooperativos sempre me agradou, e King of Meat, o projeto de estreia do estúdio britânico Glowmade, distribuído pela Amazon Games, já havia deixado uma boa impressão durante a prévia que tive a oportunidade de participar quando o título foi revelado. No entanto, sua progressão focada quase exclusivamente em itens cosméticos acaba limitando o apelo do jogo em seu lançamento.

Ambientado em Loregok, um reino conhecido por sediar a competição mais sangrenta (e hilária) do mundo mágico, o jogador assume o papel de um participante em um reality show que mais parece uma versão WWE das Olimpíadas do Faustão, com a missão de superar desafios em masmorras mortais e entreter uma plateia cada vez mais sedenta por carnificina.

King of Meat

As disputas acontecem no modo cooperativo que variam entre um até quatro jogadores. Um dos grandes destaques são as mais de cem masmorras oficiais já disponibilizadas desde o lançamento, que intercalam cenários de combates intensos, armadilhas, resolução de puzzles e coleta de tesouros, tudo isso em um mundo com uma estética cartunesca que ajuda a tornar a experiência ainda mais divertida, especialmente quando compartilhada com amigos.

As masmorras também possuem níveis de dificuldade, que são desbloqueados conforme o jogador sobe de nível ao completar mais partidas. Quanto maior for o desafio, cresce também as chances de obter recompensas mais valiosas por meio de objetivos secundários. Além disso, triunfos sugeridos pelos personagens na Praça da Lei de Ferro podem resultar em novos itens cosméticos e habilidades adicionais para as armas.

King of Meat

O combate segue a linha hack and slash, com armas corpo a corpo que contam com estilos próprios de luta, habilidades únicas e bônus passivos que podem melhorar seu dano ou adicionar novos efeitos. Já as armas de longo alcance têm uma aplicação mais estratégica, algumas são mais indicadas para controle de grupos de inimigos, enquanto outras são mais úteis para acionar dispositivos e disparar armadilhas.

O jogo ainda conta com algumas habilidades especiais chamadas Manobras de Glória. Elas servem para garantir uma vantagem durante as batalhas realizando ataques potentes em áreas, curando seus aliados ou até conferindo bônus temporários para o grupo. Essa é uma forma de tentar criar sinergia entre a equipe, já que a ausência de um sistema de classes atrapalha um pouco na hora de enfrentar as missões mais difíceis.

King of Meat

Outro meio de obter vantagens são os tônicos disponíveis na Praça da Lei do Ferro. Eles oferecem bônus que não apenas ajudam a vencer as batalhas, mas também aceleram o progresso, sendo essenciais para alcançar os melhores tempos e conquistar os troféus mais valiosos.

O ritmo das partidas costuma ser frenético, com inimigos, armadilhas e eventos surgindo simultaneamente para dificultar o avanço da equipe. A trilha sonora acompanha essa intensidade durante as masmorras, trazendo faixas que ajudam a aumentar a sensação de urgência a cada nova sala.

O que ajuda a desacelerar momentaneamente a ação são os quebra-cabeças, que geralmente envolvem mover objetos e explorar o cenário em busca de itens e pistas que revelam baús secretos ou chaves para liberar a porta para a próxima área. Felizmente, os enigmas são, em sua maioria, simples e acessíveis — o que contribui para uma jogabilidade fácil de ser compreendida, mesmo em grupos formados aleatoriamente.

King Of Meat

Itens do cenário também podem ser coletados e arremessados contra os inimigos ou para revelar salas secretas, servindo tanto como armas improvisadas quanto como ferramentas estratégicas. E, como tudo acontece em um show de televisão, o desempenho do time influencia diretamente a reação do público. Quanto mais empolgante for sua performance, maiores as chances de a plateia lançar prêmios e objetos na arena para ajudar os jogadores.

Apesar da jogabilidade se sustentar por um tempo devido ao grande número de possibilidades dos cenários, o combate em si carece de profundidade. As animações são limitadas, e a pouca variedade de inimigos e armas acaba deixando esse aspecto do jogo em segundo plano rapidamente.

King Of Meat

Nessas horas, jogar com amigos se torna essencial para aproveitar o que King of Meat tem de melhor: o design criativo das armadilhas, os comentários dos narradores e as reações exageradas dos personagens ajudam a preservar o tom cômico e leve da experiência. Afinal, nada melhor que ver seu amigo sendo arremessado por uma armadilha para cair em um fosso repleto de espinhos ou de lava, mesmo que o resultado final da partida não saia de acordo com o planejado.

A progressão, no entanto, também deixa a desejar. Embora haja uma enorme variedade de customizações, que vão desde roupas extravagantes a skins de armas, gestos e até itens decorativos para o cartão do jogador, o foco quase exclusivo em recompensas cosméticas pode não ser o suficiente para sustentar o interesse de longo prazo. O design visual desses itens é divertido e variado, com opções que vão desde uma tradicional armadura medieval até itens mais bizarros, como uma cabeça de rádio. Contudo, falta melhor equilíbrio na evolução do personagem.

King Of Meat

Ao final de cada missão, os jogadores retornam à Praça da Lei do Ferro, onde podem interagir com NPCs, adquirir novos itens e se preparar para as próximas aventuras. As conversas com os personagens do mundo de Loregok desbloqueiam diálogos que revelam mais detalhes sobre a competição, que podem até resultar em cenas animadas bem-humoradas que ajudam a expandir o lore do reino. King of Meat aposta em um humor leve, com toques de ironia, mas sem exageros, o que torna a experiência divertida sem soar forçada.

Todos os diálogos são por voz, e o game até oferece algumas opções de respostas para que o jogador possa se distrair enquanto aguarda por convites ou espera seu grupo se preparar para a próxima partida. A localização em português do Brasil colabora nesse aspecto, com textos bem adaptados, inclusive com expressões e piadas traduzidas de forma criativa para o nosso contexto cultural.

King Of Meat

A direção de arte oscila entre altos e baixos. Na Praça da Lei do Ferro, o design dos personagens durante as interações com os jogadores é charmoso e bem detalhado. As cenas também se destacam, remetendo a desenhos animados de fantasia, sem abrir mão do humor característico do jogo. Já durante as partidas é quando os gráficos decepcionam, muitas vezes se assemelhando aos títulos da geração passada.

Um dos maiores acertos do jogo é o seu sistema de criação de masmorras. Essa ferramenta, intuitiva e acessível, permite que qualquer jogador crie fases personalizadas com armadilhas, salas secretas, pontos de spawn de inimigos e muito mais. Criadores cujos mapas forem bem avaliados pela comunidade podem até receber recompensas exclusivas. Esse é um recurso com grande potencial de longevidade, desde que a comunidade continue ativa para explorá-lo.

Da mesma forma, a rotatividade de mapas na lista de matchmaking, nos destaques e nos desafios diários e semanais é fundamental para que as partidas continuem apresentando novidades durante o período pós-lançamento.

King Of Meat

Por fim, o suporte da desenvolvedora será crucial para manter o interesse no game a médio prazo. Tanto a Glowmade quanto a Amazon Games já afirmaram que não pretendem adotar passes de temporada pagos, apostando em atualizações gratuitas. No entanto, o modelo proposto por King of Meat parece mais adequado ao formato free-to-play, o que poderia ampliar a base de jogadores e justificar melhor sua progressão centrada em cosméticos.

Será interessante acompanhar como a comunidade responderá ao jogo e de que forma a desenvolvedora vai lidar com os feedbacks pós-lançamento. King of Meat tem uma boa base cooperativa e potencial de crescimento, mas precisará de atualizações significativas no sistema de progressão para manter seus jogadores dedicados por mais tempo.

King of Meat está disponível para PS5, Xbox Series, Switch e PC com legendas em português do Brasil. Esta análise é da versão PS5 (no PS5 Pro) e foi realizada com um código fornecido pela Amazon Games.

Veredito

King of Meat é uma experiência cooperativa divertida, com potencial para se tornar ainda melhor, desde que receba o suporte necessário da desenvolvedora para aprimorar o sistema de progressão e tenha uma comunidade ativa para continuar atualizando o jogo com novos cenários.

70

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