Katsuhiro Harada pede desculpas pelo DLC pago do Templo Genmaji de Tekken 8

Tekken 8

Katsuhiro Harada, produtor da série Tekken, soltou um comunicado sobre o cenário Templo Genmaji de Tekken 8 que acabou sendo oferecido à parte e não está incluso nos pacotes do título.

Nesta semana, junto com o lançamento do personagem DLC Heihachi Mishima e a expansão gratuita do modo história que o acompanha, a Bandai Namco está vendendo o cenário Templo Genmaji por R$ 26,90, provocando uma reação negativa dos fãs que esperavam que o estágio fosse disponibilizado gratuitamente — como o que acompanhou o lançamento da personagem DLC anterior Lidia Sobieska.

Essa configuração estrutural foi um erro, Harada admitiu (via IGN), e ele confirmou os planos de reorganizar não apenas o negócio de Tekken, mas seu papel dentro dele para garantir que as expectativas da comunidade sejam atendidas no futuro.

Veja declaração completa de Harada:

Eu entendo que a comunidade tem algumas perguntas sobre o lançamento deste DLC de estágio.

Como a pessoa responsável pela franquia Tekken, peço desculpas.

Ficou claro desde o início que o Passe do Ano Um (Passe de Temporada) não incluiria estágios, mas mesmo assim, quando o DLC Lidia Sobieska foi lançado, [o Estágio Sea Side Resort era uma atualização gratuita], e neste caso, o [o Modo História adicional, que deveria ter os maiores custos de desenvolvimento, é uma atualização gratuita], MAS [o estágio Genmaji foi vendido separadamente], e como resultado, o lançamento acabou sendo um que não foi bem compreendido ou aceito por todos (pelo menos quase toda a comunidade esperava um padrão semelhante ao de Lidia).

Há várias razões para isso, mas falarei sobre o contexto disso como indivíduo para aumentar a transparência até certo ponto.

O projeto Tekken é dividido em duas empresas: um estúdio de desenvolvimento de jogos e uma editora que é responsável pelas vendas do jogo (na época do desenvolvimento e lançamento do Tekken 7, as empresas de desenvolvimento e publicação não eram separadas).

Como alguns de vocês devem saber, mudei para o lado do Estúdio de Desenvolvimento há alguns anos e tenho me concentrado em maximizar a qualidade do conteúdo/Tecnologia/Gráficos etc.

O lado do desenvolvimento e o lado da publicação têm cada um seus próprios papéis, e há diferenças na maneira como eles pensam e nas responsabilidades, eu, que deveria ser o único a agir como uma ponte entre os dois, não consegui participar adequadamente do processo de tomada de decisão de publicação (vendas). Como resultado, acho que houve partes do processo que não levaram em consideração a opinião da comunidade Tekken.

Acho que falhei em criar uma estrutura organizacional que me permitisse supervisionar as coisas além da minha própria posição. Uma das minhas funções era ouvir as opiniões da Comunidade e refleti-las não apenas no conteúdo, mas também no out-game, mas eu estava claramente me tornando passivo, me preocupando com as relações entre as empresas e não exercendo meu papel.

A partir de agora, revisarei essa estrutura e a mudarei para uma que valorize a comunidade como fazia no passado.

Obrigado.