Desde 2009 a franquia Just Dance vem trazendo anualmente coreografias de hits novos ou atemporais para os consoles, e já se consolidou como o jogo de dança de maior sucesso da atualidade, que continua popular mesmo depois de mais de uma década. Este ano não poderia ser diferente, e Just Dance 2026 Edition chega com 40 novas músicas, além de versões alternativas para algumas delas.
Na verdade, Just Dance 2026 Edition não é um jogo novo que está sendo lançado, mas sim um pacote para o jogo base (que passou a ser assim a partir da 2023 Edition). Com isso, as edições de 2023 e 2024 deixam de estar disponíveis na loja da PSN e podem ser adquiridas apenas dentro do jogo (agora mais baratas). A edição de 2025 pode ser comprada das duas formas, ainda pelo valor cheio.
Sendo apenas uma espécie de DLC para o mesmo jogo, não temos muito que analisar. Como esperado, a desenvolvedora e publisher Ubisoft tem entregado coreografias de todos os tipos, estilos musicais diversos, algumas mais fáceis e outras mais desafiadoras, com visuais diferentes e belíssimos.

Just Dance 2026 Edition traz mais de 40 novas coreografias, inclusive grandes sucessos deste ano como Anxiety, APT. e It’s OK I’m OK. Para variar um pouco, as algumas versões alternativas trazem passos diferentes, como a desafiadora Houdini. Temos também alguns hits que, apesar de já antigos, nunca envelhecem, como Girls Just Want To Have Fun, All Star e Viva La Vida. Os apaixonados por K-pop estão bem servidos com a coreografia oficial de DRIP. Por outro lado, apesar de haver uma versão comum e uma Extreme Version de Abracadabra, infelizmente nenhuma delas conta com os conhecidos passos tão amados pelos fãs de Lady Gaga.
Algumas divas pop continuam marcando presença em Just Dance, como Sabrina Carpenter, Dua Lipa e Madonna. Outras, por sua vez, não deram as caras nessa edição. Especialmente agora com o lançamento de seu novo álbum Midnight Sun depois de tanto sucesso dos singles que o precederam, era esperado que houvesse alguma música de Zara Larsson na 2026 Edition. Todavia, para meu espanto e decepção, este se tornou o primeiro lançamento da franquia desde 2021 sem nenhuma música da sueca.
Além de novas danças, Just Dance 2026 Edition chega também com outras novidades. A primeira que vale a pena ser mencionada é a evolução do sensor de movimento do aplicativo Just Dance Controller. Estando instalado no celular, ele naturalmente conseguia captar apenas os movimentos da mão segurando o aparelho. Agora, porém, a câmera do telefone pode ser utilizada como sensor de movimento corporal completo, oferecendo maior precisão. Este modo estava em teste, mas agora foi oficialmente implementado e está disponível para as músicas das edições de 2025 e 2026, além de algumas de 2023 e 2024.

O Party Mode também voltou com tudo. Você seleciona a duração e o nível de dificuldade, e as músicas são escolhidas aleatóriamente pelo próprio jogo. Caso não te agrade, tem como sortear novamente mais algumas vezes, então as chances de dançar uma coreografia que você goste são grandes. Alguns obstáculos vão te atrapalhar durante o processo, impedindo a visão dos pictogramas e da dança em si, ou fazendo você ignorar os passos para sacudir os braços, bater palmas ou até mesmo ficar sem se movimentar. Tem que prestar atenção em tudo, e completar o desafio com o percentual mínimo necessário para avançar.
Outra novidade de Just Dance 2026 Edition é a adição do universo da cachorrinha Bluey, fruto de uma parceria com a BBC Studios. Trata-se de um Medley da série de animação de sucesso mundial vencedora do Emmy Kids Award para melhor programa infantil. Na faixa especial disponível no jogo, a protagonista canina dança com sua irmã Bingo em diferentes cenários da casa, com seus pais a observá-las.

Assim como nos anos anteriores, novas missões e recompensas estão disponíveis na área de Perfil, mas ainda sinto falta de troféus. Existem apenas 14, sem platina, e são todos extremamente genéricos. Basta jogar um número preciso de músicas, ou conseguir uma quantidade de movimentos, e pronto. Seria interessante se adicionassem alguns mais específicos a cada nova edição, como tantos jogos fazem quando lançam suas DLCs, mas infelizmente esse não deve ser um dos objetivos da franquia agora.
A essa altura do campeonato, mais do que trazer inovação, a Ubisoft parece se preocupar principalmente em manter a qualidade e trazer mais do mesmo, já que em time que está ganhando não se mexe. E isso ela faz muito bem, agradando fãs com os mais diversos estilos musicais e de dança.

Eu, como jogador e apreciador de Just Dance quase desde seu lançamento em 2009, sou suspeito para falar, mas sua fama não me deixa mentir: seja sozinho ou com amigos (até no máximo seis jogadores), desafiando-se com as coreografias mais difíceis ou interagindo com diferentes passos em grupo, escolhendo suas músicas ou tentando a sorte no modo aleatório, a diversão é garantida com Just Dance 2026 Edition para todas as idades.
Just Dance 2026 Edition está disponível para PS5, Xbox Series e Switch com legendas em português do Brasil. Esta análise é da versão PS5 e foi realizada com um código fornecido pela Ubisoft.