Julian LeFay, ex-engenheiro-chefe da Bethesda, conhecido entre os fãs como o “pai da série The Elder Scrolls“, faleceu aos 59 anos.
Foi anunciado na semana passada que LeFay, agora cofundador e produtor técnico da OnceLost Games, havia se afastado do desenvolvimento de jogos após uma longa batalha contra o câncer, para poder passar mais tempo com sua família e entes queridos.
Um comunicado da OnceLost Games, publicado hoje (via IGN), confirmou o falecimento de LeFay — “com profunda tristeza e pesar”. “Julian LeFay não era apenas um colega — ele era um visionário que moldou fundamentalmente a indústria de jogos como a conhecemos hoje”, diz o comunicado da OnceLost Games. Conhecido como o ‘Pai de The Elder Scrolls’, Julian dirigiu a criação de títulos lendários, incluindo Elder Scrolls 1 e 2: Arena, Daggerfall e Battlespire”.
Nascido na Dinamarca em 1965, LeFay começou sua carreira trabalhando nos primeiros jogos para Amiga e NES, antes de se tornar um dos primeiros funcionários da Bethesda em 1987. Após trabalhar em uma série de títulos de Elder Scrolls, sua carreira o levou à SEGA e, finalmente, à fundação da OnceLost Games em 2019 para desenvolver um novo RPG de mundo aberto, Wayward Realms, que foi lançado com sucesso no Kickstarter como um sucessor espiritual de Daggerfall.