Desde o começo da manhã, jogadores de Apex Legends tem reportado que o jogo está sendo afetado por um hack que está tomando conta das listas de partida do título e que está os impedindo de jogar.
O hack, que inicialmente estava afetando apenas jogadores de PC, foi se espalhando ao longo do dia e, neste momento, afeta jogadores de PC, Xbox One e PS4 ao redor do mundo.
Breaking: It appears a hacker is taking over Apex playlists with a message about 'Saving Titanfall'. pic.twitter.com/XpMzfRNQZB
— Apex Legends News (@alphaINTEL) July 4, 2021
Ao acessar o título, uma “mensagem importante” aparece pedindo para que os jogadores acessem savetitanfall.com. Após isso, os jogadores não conseguem mais jogar, ficando presos na tela inicial com o ícone de seleção de modos inacessível com uma mensagem dizendo que “TF1 está sendo atacado então Apex também está”.
O protesto, que está sendo feito por um hacker não-afiliado ao site em questão, está ocorrendo pois jogadores relatam que Titanfall, título lançado em 2014 para PC e Xbox, atualmente está injogável por ter sido tomado por hackers, acusando a EA de “fraude” por não tomar qualquer providência para resolver este problema.
Como Apex Legends, desenvolvido pelo mesmo estúdio, a Respawn Entertainment, se passa no mesmo universo e é um dos jogos mais ativos e lucrativos da EA, o hacker parece ter decidido cortar o acesso dos jogadores a ele por conta disso.
É importante lembrar que 4 de julho é feriado nos EUA, marcando o aniversário da independência americana, sendo bem provável que a equipe da Respawn não estivesse disponível para solucionar o problema rapidamente, o que, junto com o aumento do fluxo de jogadores, deve ter motivado a escolha da data.
Ainda assim, a desenvolvedora se manifestou dizendo que está ciente do problema e está trabalhando para resolvê-lo. Como pudemos verificar, o hack está afetando jogadores fora dos EUA também e é possível contorná-lo fechando o jogo e iniciando-o novamente, mas a mensagem sempre retorna.