O CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, foi entrevistado pela Famitsu logo após o PlayStation 5 Showcase, onde ele falou muito sobre o PS5; incluindo seu recurso de compatibilidade com versões anteriores de consoles mais antigos, como o PS4 e PS3.
Quando questionado sobre a possível retrocompatibilidade do PS5 com o PS1, PS2 ou PS3, Jim Ryan concluiu que a equipe não teve tempo suficiente para trabalhar nisso.
Famitsu: Também ficamos surpresos quando soubemos que ele terá 99% de compatibilidade com os títulos do PS4. Já agora, haverá compatibilidade com títulos PS1, PS2 e PS3?
Jim Ryan: Nós temos em mente a engenharia especializada para o PS5 enquanto produzimos o dispositivo. No meio disso, o PS4 já tem 100 milhões de jogadores; pensamos que eles deveriam querer jogar títulos PS4 no PS5 também, então incluímos a compatibilidade com o PS4. Ao implementar isso, também concentramos nossos esforços em incorporar o SSD de alta velocidade e o novo controle DualSense ao mesmo tempo. Portanto, infelizmente, não foi possível alcançar a implementação de tais compatibilidades.
O PlayStation 5 chegará em 19 de novembro ao Brasil. As pré-vendas começaram hoje.