Sony Jim Ryan

Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, deu uma entrevista à Famitsu e diversos assuntos foram abordados.

  • Mercado japonês: “O mercado japonês foi e continuará a ser um dos mercados mais importantes. A razão para isso é, claro, que o mercado japonês é o segundo maior do mundo, mas mais importante do que simples estatísticas é que o Japão é o berço do PS. Além disso, há muitos funcionários no Japão, e o fato de a SIE ser possibilitada por suas atividades também é um ponto importante que enfatiza o mercado japonês. Além disso, o Japão é parte integrante da cultura PS e é um dos países centrais, então acho muito especial e importante poder transmitir no Japão dentro da marca PS. Há outra razão pela qual o mercado japonês é tão importante. Isso porque muitos dos títulos famosos nasceram no Japão. São muitos títulos que brilham em nossa plataforma há quase 30 anos. “Final Fantasy”, “Monster Hunter”, “Tekken”, para citar apenas alguns, são inúmeras obras-primas desenvolvidas por desenvolvedores japoneses e lançadas por editoras. A SIE tem uma longa história de relacionamento com desenvolvedores e editores, então o mercado japonês também é extremamente importante nesse sentido”.
  • Investir no mercado japonês: “lançar jogos altamente compatíveis com o mercado japonês. “ELDEN RING”, “Resident Evil RE:4”, “Monster Hunter Rise”, “WILD HEARTS”, etc. já foram lançados no PS5. É muito encorajador ver títulos de sucesso sendo criados no Japão, e estou muito grato por haver muitos outros títulos programados para serem lançados além desses títulos. Mais recentemente, temos FINAL FANTASY XVI e STREET FIGHTER 6 no horizonte, ambos grandes e importantes lançamentos para o mundo, mas os fãs de jogos japoneses terão uma afinidade particularmente alta por eles. Acho que será um lançamento especial”.
  • Marvel’s Spider-Man 2: “tenho certeza que Marvel’s Spider-Man 2 será um lançamento muito empolgante. Porque “Marvel’s Spider-Man” lançado no PS4 […] foi um grande sucesso no PS4 e apreciado por milhões de usuários”. A sequência, Marvel’s Spider-Man 2, está sendo desenvolvida exclusivamente para PS5, então os desenvolvedores não fizeram concessões. Pedimos que se concentrem em maximizar as funções do PS5 e criar os melhores trabalhos. Como resultado, recebemos feedback dos fãs do jogo de que parece que eles poderão desfrutar de visuais realmente bonitos e uma experiência maravilhosa.
  • Jogos da PlayStation Studios no Japão: “cada mercado, não apenas o Japão, tem suas próprias características. É por isso que existe uma diferença entre o mercado onde o mesmo título pode vender e no outro mercado não. Em vez disso, não seria interessante se o mesmo título fosse um sucesso em todas as regiões. Acreditamos que os negócios nunca são chatos e emocionantes porque cada região onde vendemos jogos tem suas próprias características e particularidades. Tomando “Rise of the Ronin” como exemplo, a Koei Tecmo Games está desenvolvendo-o como desenvolvedor, e nós da SIE usaremos nosso poder de marketing extremamente forte e rede de distribuição para publicá-lo. Essa técnica de combinação é o segredo para tornar o jogo um sucesso.
  • Mudanças no mercado japonês: “acho que os fãs de jogos japoneses mudaram muito em comparação com o passado. No passado, os títulos de fabricantes japoneses eram populares, mas recentemente eles estão desfrutando de títulos de fabricantes estrangeiros com a mente aberta. Por exemplo, Ghost of Tsushima vendeu mais de 1 milhão de cópias no Japão. Acho que isso prova o quão populares são os títulos de fabricantes estrangeiros no Japão.
  • PlayStation VR2: “PS VR2 acaba de ser lançado, então pode ser um pouco cedo para julgar sua popularidade, mas estamos felizes em ver muitas reações positivas dos usuários e da mídia. Acabei de listar alguns dos títulos compatíveis, mas mais de 40 títulos foram lançados no lançamento do PS VR2. Além disso, temos muitos títulos pela frente em 2023 e além. Continuaremos a avançar para que aqueles que compram o PS VR2 possam aproveitá-lo por muito tempo e também possamos garantir lucros”.
  • Jogos no PC: “sim, seremos proativos. Também entendemos totalmente a importância dos títulos exclusivos do PS5. Como mencionei anteriormente, a principal responsabilidade do PlayStation Studios é fazer com que as pessoas aproveitem a experiência do jogo usando o PS mais recente. Estamos aumentando o número de títulos exclusivos para PS5 e escalonando o lançamento da versão para PC. Muitas vezes tenho a oportunidade de pedir a opinião dos fãs de jogos e, quando pergunto sobre o intervalo de tempo, eles dizem que a venda da versão para PC dois ou três anos após o lançamento da versão para PS é aceita favoravelmente”.