Segundo um dos roteiristas de Mass Effect 2, Brian Kindregan, Jack foi concebida como uma personagem pansexual, mas só existem opções de romance heterossexual supostamente devido às críticas que o primeiro jogo recebeu de um painel da Fox News devido às cenas de sexo.

Em uma entrevista ao The Gamer, Brian Kindegran disse que a personagem era “essencialmente pansexual por boa parte do desenvolvimento desse romance”. Há referências nos diálogos de Mass Effect que sugerem o interesse de Jack em homens e mulheres, o que fez com que fãs se perguntassem por que Jack só pode se relacionar com um Shepard masculino.

“Mass Effect foi pesadamente e injustamente criticado nos EUA pela Fox News”, conta Kindegran ao site, fazendo referência a um painel de 2007 sobre o uso de cenas de sexo no primeiro jogo.

“A equipe de desenvolvimento de Mass Effect 2 era bastante progressiva e tinha a mente aberta, mas acho que havia um receio contínuo de que se Mass Effect, que tinha apenas um relacionamento gay, Liara – que, no papel, não era tecnicamente gay porque ela é de uma espécie de um único gênero – eu acho que havia um medo de que, se isso gerou críticas, Mass Effect 2 teria de ser mais cauteloso”, explica.