O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Olá, viajantes interdimensionais!

Tivemos dois meses incríveis desde o lançamento de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, e estamos realmente impressionados com a recepção positiva de nosso jogo. Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão foi criado para mostrar o poder do seu console PlayStation 5, além da nossa mistura conhecida de gameplay divertido e exagerado, tudo embrulhado em um pacote cinemático. Uma das coisas que torna isso possível é a animação, então vamos falar sobre o trabalho dos nossos animadores, que trouxeram os nossos personagens e o mundo à vida!

Os Nossos Heróis

Não é segredo que nós aqui na Insomniac adoramos um bom herói, e temos vários em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão. Não apenas a nossa dupla principal, Ratchet e Clank, como também apresentamos Rivet, uma nova Lombax lutando do lado da resistência, e a hacker nanobot Glitch, como personagens jogáveis.

Glitch foi um desafio interessante para os nossos animadores. Como ela navega por terreno instável durante suas missões de hacking, os nossos animadores trabalharam bem de perto com os nossos programadores na criação de sua locomoção processual, para tornar suas animações naturais no ambiente. Quando escala uma parede, suas pernas de aranha respondem de acordo com a superfície.

Apresentando Rivet

Embora os animadores tinham referências detalhadas de Ratchet, Clank, e do Dr. Nefarious, encaramos um desafio muito maior para criar um novo herói que os jogadores viriam a conhecer, Rivet. Com a performance vocal incrível de Jennifer Hale, coube aos animadores criarem algo do mesmo nível.

Os nossos animadores aceitaram este desafio e criaram uma biblioteca de poses faciais e modelos para manter a animação de Rivet intacta. Isso ajudou principalmente para simplificar os nossos processos, permitindo que rapidamente adicionássemos expressões para Rivet, e logo vimos que tínhamos uma heroína que seria fácil de amar na nossa franquia.

Personalidades

O objetivo da equipe de animação foi manter a personalidade de cada personagem, com expressões facilmente reconhecíveis. Portanto, temos múltiplas condições para os personagens do nosso game. Por exemplo, os Goons comemoram com uma selfie quando conseguem acertar o nosso herói. Os Grunthors, que dormem a maior parte do tempo, estão prontos para a luta na hora quando você se aproxima deles, o que mostra sua natureza agressiva. Isso se aplica aos NPCs não combatentes também: eles tremem de medo quando estão próximos de uma luta, ou até fogem.

Mundos Vivos

Tornar cada área distinta é crucial para a experiência dos nossos jogadores, e tivemos alguns desafios aqui também.

Por exemplo, os participantes das paradas ficaram muito pesados para personagens normais, então foram criados com animação estilo vertex, deixando os jogadores entrarem no meio e sentirem que são parte da comemoração.

Bastante Combate

O combate é uma parte importante da série Ratchet & Clank. Com um arsenal destruidor à sua disposição, é importante que os jogadores se conectem com o mundo através de suas armas e itens. Junto com as animações dos personagens, as animações das armas tornam o combate mais dinâmico e emocionante. Essas armas são poderosas, e mostramos isso de várias maneiras.

O Ricochet, por exemplo, arremessa os inimigos por todo lado com cada impacto. Enquanto isso, o Topiary Sprinkler planta os inimigos no lugar, transformando-os em belas decorações de jardim, vulneráveis à ataques. E o Lightning Rod faz os inimigos terem convulsões com eletricidade correndo por todo lado.

Capturando o Espetáculo

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é imprevisível. Uma das maiores lições sobre como criar uma experiência interessante é colocar os jogadores em um caminho previsível, e depois interrompê-lo com algo inesperado, como a sequência do The Fixer em Molonoth Gulch. O gigante, que você inicialmente pediu que o ajudasse, agora está em uma trilha de destruição, atirando lasers em Rivet e acabando com tudo à sua volta. Também vemos The Fixer de perto e mostramos o quanto ele é gigantesco em comparação com Rivet, dando um senso de escala à ação.

Animações de Rig

Os Rigs são a base dos nossos projetos, dos Rigs de cada personagem até sua dinâmica, misturando formas e simulações. Pense que o Rig é como um esqueleto: é o que mantém as animações coesas e cita como o personagem se move, incluindo viradas de cabeça, movimentação dos braços e mais. Quando você vê a armadura dos personagens sendo danificada, é o Rig fazendo seu trabalho.

A Experiência Cinemática

As cinemáticas colocam animações detalhadas em destaque. Os animadores melhoraram bastante as cinemáticas de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão no console PlayStation 5. Por exemplo, a cena de Zurkie com Rivet e Clank. Há um montão de detalhes de fundo: o assistente do Emperor Nefarious ouvindo tudo, os personagens dançando, o rodeio elétrico, Zurkon Jr. recebendo ordens, e mais. As cinemáticas são mais densas e vivas do que nunca.

Elevando o Patamar

O nosso objetivo em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão foi produzir cinemáticas da mesma qualidade dos filmes, aproveitando os recursos do PS5. Melhorias dos Rigs deram aos animadores mais controle sobre a performance fácil, e as melhorias de iluminação, pelos, e traçado de raios ajudaram a entregar as melhores cinemáticas que a franquia já teve, ao mesmo tempo contando uma história mais rica e profunda.

Transições Fluidas

Tentamos criar transições fluidas das cinemáticas para o gameplay, e vice-versa. A nossa introdução é um ótimo exemplo: em um momento, Ratchet está dentro de uma sala conversando com Clank sobre suas preocupações, e no próximo, revelamos uma enorme comemoração em honra do nosso herói, cheio de participantes. Esta é a primeira vez que damos controle ao jogador, então temos alguns prompts como “Pegue a Chave Inglesa” para avisar que é hora de jogar!

Também queríamos apoiar o sistema de cosméticos, então criamos uma solução para armaduras e elmos que nos permitiu mostrar as escolhas do jogador nas cenas. Também animamos a remoção de elmos para manter a animação facial dos personagens ao mesmo tempo respeitando as escolhas estéticas do jogador.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão traz mais de 20 anos de conhecimento de animação da Insomniac ao PlayStation 5. Então, enquanto você está explodindo as hordas de troopers em Nefarious City ou seguindo a trilha de destruição do The Fixer, pare um segundo e admire o trabalho da nossa equipe de animação!