Ikumi Nakamura

Em um documentário em vídeo publicado no canal Cutscenes do YouTube, a desenvolvedora Ikumi Nakamura discutiu sua decisão de deixar a Tango Gameworks após nove anos e suas ambições para fundar um novo estúdio (via VGC).

Nakamura já está na indústria há 16 anos, tendo começado como uma artista de Okami da Capcom antes de trabalhar em Bayonetta e em Scalebound (cancelado) na PlatinumGames. Ela então passou quase uma década no Tango Gameworks, que foi fundado em 2010 pelo criador de Resident Evil, Shinji Mikami. Durante esse tempo, ela trabalhou em The Evil Within de 2014, sua sequência de 2017, The Evil Within 2 e, mais recentemente, em GhostWire Tokyo.

Nakamura ganhou destaque em junho de 2019 após sua apresentação de GhostWire Tokyo na E3 2019 da Bethesda, mas ela deixou a Tango apenas três meses depois. “Chegar a esse ponto foi como um longo mergulho debaixo d’água. Eu já estava doente há algum tempo”, diz ela.

Nakamura lembra como seus veteranos na Capcom dormiam sob suas mesas para fazer jogos. “Eles eram apaixonados até aquele ponto”, e embora esse não fosse o caso na Tango, a pressão de sua vida profissional estava afetando negativamente sua saúde.

“Você não pode fazer jogos se não estiver saudável”, diz ela. “Comecei a me perguntar se não havia uma maneira de fazer jogos e me sentir melhor. Tomei a decisão de parar antes que fosse tarde demais”.

Embora tenha sido “muito difícil” deixar para trás Ghostwire Tokyo, “eu ainda me lembro como meu próprio filho” – o projeto “não tinha sentido” se ela não fosse saudável. “Foi a chance de viajar e aprender o que torna um bom ambiente de trabalho. Decidi usar essa experiência para abrir meu pequeno estúdio e construir uma IP minha”, diz ela.

Ela também quer “contratar muitos estrangeiros”, pois é estimulante aprender sobre novas culturas. Outro objetivo para Nakamura é “alcançar a plena igualdade de gênero” em seu estúdio. “Se eu tivesse que me comparar a um personagem da Marvel, escolheria Deadpool, que ficou de fora dos Vingadores. Quero fazer um jogo cheio de piadas sombrias. Eu gostaria de poder te contar mais”.

Winz.io