A Sony está trabalhando em uma inteligência artificial (IA) que pode ‘ver’ fora do veículo em Gran Turismo 7 (via Traxion). Este é um novo agente de IA que pode realmente “ver” fora de um veículo e funciona com base nisso.
Essa IA é diferente da Sophy, que é alimentada com informações precisas, como o formato preciso da pista, o ângulo de deslizamento do pneu (e a taxa de deslizamento) ou a carga da roda.
“A parte fascinante sobre isso é que não precisamos controlar em que ele se concentra. Nós fornecemos a imagem, e a abordagem de IA aprende em que se concentrar para obter o resultado em que estamos interessados”, diz Kaushik Subramanian da Sony AI.
“Dizemos à IA que seu objetivo é dirigir o mais rápido possível, permanecer na pista e evitar colidir com as barreiras. Com algum tempo de treinamento, o algoritmo aprende a focar em partes relevantes da imagem para satisfazer esse objetivo. Em uma seção reta, a IA foca no que está surgindo à distância”, continua.
“Enquanto se estiver olhando para uma curva, os pontos de marcação rosa [usados para determinar seu foco] podem se alinhar nas bordas da pista para ajudá-lo a permanecer dentro dos limites do percurso”, explica.
Resumindo, portanto:
- A equipe de IA da Sony usou PlayStation e Gran Turismo 7 para avaliar o agente exploratório, mas não há confirmação para um lançamento público;
- Um agente de IA diferente da Gran Turismo Sophy, atualmente em fase de pesquisa;
- O primeiro agente de corrida de carros simulados super-humanos baseado em visão;
- Ele pode superar os melhores pilotos de Gran Turismo do planeta em uma única volta;
- Ao contrário da GT Sophy — que depende de instrumentação externa, como informações precisas sobre o formato da pista, ângulo de deslizamento, taxa de deslizamento e carga da roda (entre outros) — o novo agente pode “ver” pixels (a “imagem”) por meio de uma “visão de câmera egocêntrica” ao lado recebendo informações de velocidade e aceleração.