2024 tem tudo para ser um excelente ano para os videogames. Por conta disso, separamos alguns dos jogos de 2024 de PS4 e de PS5 mais aguardados de nossa equipe.
Nota: sem dúvida há mais jogos para o ano – reforçamos que abaixo estão apenas alguns dos mais esperados e se o seu jogo ficou de fora, fique à vontade em comentar!
Final Fantasy VII Rebirth (PS5)
Data: 29 de fevereiro de 2024
Facilmente um dos títulos mais aguardados dos donos de PS5. Praticamente dispensa comentários, mas caso você não tenha acompanhado notícias, este é o segundo jogo da trilogia prevista de remake de FFVII. Ou seja, jogar Final Fantasy VII Remake é praticamente indispensável para aproveitar o novo título. Cloud e seus amigos escapam da distópica cidade de Midgar e partem em uma aventura pelo planeta. Com surpresas previstas tanto para veteranos quanto novatos, FFVII Rebirth é um título exclusivo de PS5 no momento (uma versão de PC deve chegar mais tarde).
– Ivan Nikolai Barkow Castilho
Alone in the Dark (PS5)
Data: 20 de março de 2024
Se Resident Evil é considerado por muita gente “o pai” daquilo que se convencionou chamar de survivor horror, Alone in the Dark pode ser considerado o avô. Contudo, eu particularmente fui conhecer a franquia bastante tempo depois, no começo dos anos 2000, quando A New Nightmare chegou ao Playstation (o primeiro, já no final do ciclo) com uma estética muito parecida com seu sucessor mais famoso, mas ainda assim com suas particularidades que simplesmente me deixaram impressionado, não só pelo tom sobrenatural, como também pela maturidade com que tratava seu protagonista. A repercussão, porém, continuou aquém do que se poderia esperar e foram mais alguns anos na geladeira, com algumas tentativas esquecíveis de retornar. Ainda assim, mesmo sem nunca ser um fenômeno de vendas, a marca continuou muito querida pelos fãs resilientes e, enfim, está para ganhar uma nova leitura estrelada por David Harbour no papel do detetive Edward Carnby, em uma trama de época que deve mexer com os conceitos de realidade, crenças e sanidade mental. Felizmente, não precisaremos esperar muito mais para descobrir o que esta nova versão tem a oferecer, já que o game deve chegar no primeiro trimestre de 2024.
– Paulo Roberto Montanaro
Tsukihime: A Piece of Blue Glass Moon (PS4)
Data: 2024
Após décadas e décadas sem qualquer localização de uma visual novel da gigante Type-Moon, chegou no Ocidente em 2022 o Witch on a Holy Night, que apesar de aclamado por fãs do gênero, foi após alguns meses substituído pela ansiedade sobre a localização de mais jogos. Agora, em 2024, chega a primeira parte do remake do clássico Tsukihime, para a a alegria de muitos fãs que se contentaram com o anime dos anos 2000.
– José Viana
Silent Hill 2 (PS5)
Data: 2024
Os remakes de Resident Evil, da Capcom, começaram um movimento na indústria de jogos: revitalizar jogos clássicos, com gráficos e controles modernos, para uma nova geração de jogadores. O sucesso desses remakes ficou claro para a Konami, que após anos negligenciando suas franquias mais valiosas, decidiu subir a bordo com tudo. Entretanto, refazer um dos jogos de survival horror mais influentes das últimas décadas vai ser uma tarefa bem difícil. Silent Hill 2 é um jogo complexo, intenso, e amado fervorosamente por milhares de fãs pelo mundo todo – se a Bloober Team vai ser capaz de recapturar essa essência, só 2024 para nos dizer. Felizmente, a produção está sendo supervisionada por dois membros da equipe original: o diretor de arte Masahiro Ito e o lendário compositor Akira Yamaoka.
– Mateus Alexandre
A Ascensão do Ronin (PS5)
Data: 22 de março de 2024
A Ascensão do Ronin é um RPG com elementos de ação que promete ser o mais ambicioso e desafiador jogo da Team Ninja. Ambientado no Japão, jogadores assumem o papel de um Ronin, um samurai sem mestre, livre para optar por seu próprio caminho. A tomada de decisão fará com que jogadores conduzam a aventura conforme acharem adequado, enfrentando momentos de ação composto de várias camadas na história imersos no período Bakumatsu. Espere por um RPG de mundo aberto, composto de combates de curto e longo alcance, sempre acompanhados por armas relacionadas ao período Edo japonês.
– Vanessa Ferreira
Banishers: Ghosts of New Eden (PS5)
Data: 13 de fevereiro de 2024
Banishers: Ghosts of New Eden – No jogo de ação e aventura da DON’T NOD, os protagonistas são Red e Antea, um casal de caçadores de espíritos, enfrentando um destino drástico após a morte de Antea. Separados, assumimos o controle da situação, realizando escolhas que moldam o destino dos fantasmas. A busca por respostas e solução para atual situação de Antea, agora um espírito, serão o foco da jornada. O título promete um mundo hostil e combate com o uso de magias, armas e poderes espirituais únicos, além da própria combinação das habilidades de Red e Antea, banindo as almas que insistem em atormentar os vivos.
– Vanessa Ferreira
Dragon’s Dogma 2 (PS5)
Data: 22 de março de 2024
Foram dez anos de espera para seu anúncio, e confesso que cheguei a perder as esperanças de um dia ver a sequência de um dos meus RPGs favoritos acontecer. Mas agora que a data de lançamento de Dragon’s Dogma 2 está se aproximando, finalmente posso dizer que a ansiedade para jogá-lo está lá no alto. Meu maior receio quando ele foi anunciado era que o intervalo de tempo entre os dois jogos resultasse em uma descaracterização da franquia. Felizmente, na oportunidade que recebemos da Capcom para testarmos um pouco do jogo, ficou claro que Dragon’s Dogma 2 não apenas mantém toda a essência de seu antecessor, mas também traz diversas melhorias para muitas de suas mecânicas. Espero que março chegue o mais rápido possível.
– Marco Aurélio Couto
Unicorn Overlord (PS4, PS5)
Data: 8 de março de 2024
Após anos clamando por um novo Ogre Battle ou algo similar, foi entusiasmante acompanhar a revelação de Unicorn Overlord – o novo jogo da Vanillaware que resgata toda a essência da querida série da Square Enix. Embora pareça um típico RPG tático, há um grande foco no fator estratégia, seja pela movimentação das tropas pelo mapa ou pelo preparo da batalha; compondo os integrantes ideais para cada “batalhão”. E é claro que seremos agraciados pela primorosa direção de arte de George Kamitani e sua equipe. Nem mesmo a tradicional ênfase nas belas comidas ficaram de fora desse projeto!
– Francisco Maia
Black Myth: Wukong (PS5)
Data: 20 de agosto de 2024
Somos tão acostumados a ver jogos AAA anunciados com meros teasers em CGI que foi bombástico quando Black Myth: Wukong surgiu de repente no YouTube em 2020 com uma gameplay impressionante de 13 de minutos que claramente refletia a próxima geração, à época ainda não apresentada ao mundo. É claro que muita gente ficou desconfiada, mas, de lá para cá, todas as mostras do título foram generosas (teve até demo jogável na Gamescom) e confirmaram que essa nova versão de Jornada para o Oeste (o clássico chinês de onde veio Goku de Dragon Ball) merece todo o hype levantado. Parece claro que o port de PS5 vai precisar de adaptações (leia-se: downgrade) para exibir boa performance, mas o jogo do macaco do bastão mágico ainda tem tudo para ser um dos destaques do ano na parte técnica e na exuberante aventura soulslike. Veremos em 20 de agosto se o meu jogo mais aguardado de 2024 vai cumprir suas promessas.
– Victor Vitório
Like a Dragon: Infinite Wealth (PS4, PS5)
Data: 26 de janeiro de 2024
Desde o primeiro teaser em que víamos Kiryu e Ichiban juntos, a curiosidade em descobrir que eventos culminaram para aquele momento só foi aumentando. Depois de todos os trailers divulgados pela RGG e a demo presente dentro de Like a Dragon Gaiden, a expectativa em jogar Like a Dragon: Infinite Wealth está nas alturas. Mal posso esperar para perder horas e mais horas criando minha ilha, capturando sujimons, cantando no karaokê, realizando substories, entre outras tantas atividades. Lógico que o que mais quero conferir em Infinite Wealth é sua história que promete ser emocionante e incrível. Como uma grande fã da franquia, aposto todas minhas fichas que esse game não irá decepcionar, pelo contrário, ele tem tudo pra ser o melhor título da franquia e levar as emoções dos fãs ao limite. Ainda bem que janeiro já está entre nós.
– Isabella Alves
The Plucky Squire (PS5)
Data: 2024
Eu adoro o lado independente da indústria de games e há vários indies que espero ansiosamente por data, mas tem um previsto para 2024 que desde o primeiro trailer me cativou com sua ludicidade: The Plucky Squire. A ideia de fazer o protagonista percorrer um livro ilustrado, usar as palavras para alterar as imagens, passar as páginas e até sair delas para interagir com o mundo tridimensional em uma festa de diferentes mecânicas em forma de minigames, tudo isso exala criatividade e, pelo que vimos até agora, parece ter uma execução à altura de uma aventura memorável pela qual vale a pena aguardar.
– Victor Vitório
Persona 3 Reload (PS4, PS5)
Data: 2 de fevereiro de 2024
Parece que há uma eternidade desde que começamos a ouvir falar sobre a possibilidade de um remake de Persona 3 e o fato dele estar tão próximo do seu lançamento parece beirar o absurdo. Refeito utilizando muito da estética adotada em Persona 5, Persona 3 Reload promete ser a versão definitiva daquele que é, pra mim, o ápice narrativo da franquia e um dos meus RPGs favoritos de todos os tempos. As prometidas melhorias de gameplay devem torná-lo mais palatável para quem não está disposto a lidar com os sistemas que envelheceram consideravelmente mal do PS2 pra cá, ainda que eu tenha um certo receio pela suposta ausência do conteúdo extra de FES e Persona 3 Portable. 2024 tem tudo para ser mais um ano excepcional para os fãs de RPG e P3R deverá ser um dos pontos altos dele.
– Thiago de Alencar Moura
The Legend of Heroes: Trails Through Daybreak (PS4, PS5)
Data: 2024
Poucas coisas me animam tanto quanto o início de uma nova etapa na longa e duradoura história da série The Legend of Heroes. Após anos ouvindo sobre Kuro no Kiseki, o jogo finalmente chega aqui através da NIS America nos levando a um dos mais intrigantes e esperados pontos de Zemuria. Com um novo protagonista em Van Arkride, um misterioso investigador no submundo da República de Calvard, um grupo de carismáticos personagens secundários e a promessa de um final ainda mais explosivo do que de sub-séries anteriores (com uma sequência já lançada no Japão e outra vindo em 2024), The Legend of Heroes: Trails Through Daybreak promete seguir entregando aquilo que tornou a série tão querida entre os seus fervorosos fãs com uma excelente narrativa e um sistema de combate em constante evolução.
– Thiago de Alencar Moura
Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes (PS4, PS5)
Data: 23 de abril de 2024
Um dos pontos mais batidos da indústria hoje em dia são as constantes reclamações sobre as decisões que a Konami tomou com suas franquias nos últimos anos. Perdido entre os gritos por MGS ou Castlevania, algumas vozes malucas clamavam pelo retorno de uma das séries de JRPGs mais consistentes em qualidade de gameplay e história, cuja ambição sempre foi maior do que as plataformas em que estavam contidas: Suikoden. E, meus caros amigos, a fome finalmente será saciada em 2024. Não só o aguardado remaster dos dois primeiros títulos chega esse ano, como um dos kickstarters de maior sucesso na história e um dos jogos independentes mais esperados dos últimos anos também chegará: Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes. Encabeçado pelo gênio por trás dos três primeiros Suikoden, Yoshitaka Murayama, o jogo tem tudo para entregar uma complexa, envolvente, multifacetada e rica narrativa com um gameplay com tantas opções de formação de equipe que deve satisfazer até o mais exigente dos fãs. Se um JRPG de um estúdio menor merece estar no seu radar, é esse daqui.
– Thiago de Alencar Moura
Elden Ring: Shadow of the Erdtree (PS4, PS5)
Data: 2024
Apesar de não estar falando de um novo jogo da FromSoftware, o DLC de Elden Ring, intitulado Shadow of the Erdtree, é algo que aguardo ansiosamente para 2024. Quem conhece a forma com que a FromSoftware lida com seus conteúdos adicionais pagos, sabe que boa parte de seus DLCs são notórios por adicionar alguns dos melhores chefes de seus jogos. Foi assim com Artorias e Manus em Dark Souls, Midir e Gael em Dark Souls 3, Ludwig e o Órfão de Kos em Bloodborne. Mesmo que pouquíssimos detalhes tenham sido revelados desse DLC, tenho plena confiança que a FromSoftware manterá o alto nível alcançado em Elden Ring. Com isso, possivelmente veremos a adição de conteúdo suficiente para muitas horas, e estou bastante curioso para saber como essa expansão será integrada ao mundo aberto das Terras Intermédias.
– Marco Aurélio Couto
Star Wars: Outlaws (PS5)
Data: 2024
A promessa de um jogo no “estilo Ubisoft” para um universo tão fantástico como o de Star Wars não pode ser deixada de lado mesmo pelos que não tem amado os recentes lançamentos da publisher francesa. A imensidão de oportunidade com um dos universos mais expansivos da história do entretenimento é algo que pode dar muito certo caso seja bem apresentado em um jogo sem o peso de das disputas de Jedis, Siphs e o eterno embate desses lados. O nível de produção dos jogos da Ubisoft sempre foi elevado e poder ver algo tão pomposo aplicado para Star Wars é algo que me desperta interesse imediato, ainda mais que o jogo promete se fundamentar durante a trilogia clássica, com vários locais e referências conhecidas dos fãs.
– Bruno Henrique Vinhadel
Skull & Bones (PS5)
Data: 16 de fevereiro de 2024
Sim, essa pode ser uma opção extremamente ousada pra essa lista. Entretanto, a fantasia de pirataria é cativante de qualquer forma em quase tudo que consumi no entretenimento eletrônico e, talvez muito por isso, Assassin’s Creed Black Flag ainda é meu jogo preferido da franquia AC. Apesar das inúmeras dúvidas, burburinho quase sempre negativo ao redor do desenvolvimento do jogo, constantes adiamentos e diversas piadas que acabaram surgindo, confesso que a oportunidade de testar o jogo na última Beta me despertou algum apelo extra por Skull & Bones e fiquei ansioso para seu lançamento. Há uma boa oportunidade para algo fora da caixa ali e, mesmo que jamais tenha aparecido como um jogo que supere a barreira de notas como 7 ou 8, as 5 horas da que consegui jogar mostraram potencial para diversão que não tinha observado antes.
– Bruno Henrique Vinhadel
Tekken 8 (PS5)
Data: 26 de janeiro de 2024
Tekken é uma série que dificilmente decepciona e o novo título possui tudo para agradar: desde o jogador que deseja jogar algo mais casual (modo história, Tekken Ball) a até o mais hardcore (modo online robusto e novas mecânicas que deixam o jogo “refrescante”).
– Ivan Nikolai Barkow Castilho
Stellar Blade (PS5)
Data: 2024
Promovido pela PlayStation como um dos grandes jogos de PS5 para 2024, Stellar Blade ainda é uma incógnita para muitos. Desenvolvido pela SHIFT UP (conhecida por jogos mobile), trata-se de um título de ação e aventura. Nele, controlamos EVE numa missão para salvar a Terra de um inimigo formidável. Tem potencial para ser uma das surpresas de 2024.
– Ivan Nikolai Barkow Castilho
Granblue Fantasy: Relink (PS5)
Data: 1º de fevereiro de 2024
Granblue Fantasy é uma franquia que muitos jogadores de PlayStation conheceram através do seu jogo de luta, Granblue Fantasy Versus (eu incluso). Portanto, ver este universo de uma forma totalmente diferente (em um RPG de ação, ao invés de luta) é algo bastante promissor. Uma demo chega em janeiro (talvez até mesmo nesta semana) e, com ela, poderemos entender melhor a proposta do título.
– Ivan Nikolai Barkow Castilho