Somente com a chegada da atualização 3.0 e da região de Sumeru, os jogadores de Genshin Impact puderam utilizar o elemento Dendro – seja com o Viajante ou com algum outro personagem.
Conversando com o site IGN, a HoYoverse explicou a demora para isso. Veja abaixo a resposta na íntegra:
O elemento Dendro é a última peça do quebra-cabeça no sistema de sete elementos. É também o elemento representativo de Sumeru, a nação da sabedoria. Portanto, quando projetamos seus mecanismos de reação elementar, queríamos que fosse um elemento com jogabilidade mais profunda, que permitisse reações multielementares.
No entanto, no momento do design, não conseguimos criar uma mecânica que a equipe de desenvolvimento considerasse satisfatória e inovadora. À medida que o desenvolvimento da área Sumeru avançava, reunimos mais ideias e inspirações em meio a um polimento constante. Fizemos uma conexão mais profunda entre o elemento Dendro e os elementos Pyro/Hydro/Electro, para que as Reações Elementais não sejam refletidas apenas pelos personagens, mas também em todo o ambiente ecológico de Sumeru.
Por exemplo, existem muitas plantas e criaturas com características Dendro. Tais plantas e criaturas têm o potencial de exibir transformações polimórficas que alteram suas aparências, funções e até mesmo comportamento, razão pela qual também lançamos o elemento Dendro junto com sua nação em destaque.
Os conceitos centrais do elemento Dendro sempre foram catálise, sabedoria e vida. No entanto, a apresentação no jogo de sua jogabilidade passou por muitas iterações ao longo do tempo. Esperamos que o elemento Dendro possa não apenas simbolizar a imagem de Sumeru da nação da sabedoria, mas também ter um sistema de reações elementares que estejam de acordo com o senso comum e contenham estratégia e diversidade de jogabilidade suficientes para conectar mais elementos.