Em um post no site oficial de The Long Dark, o presidente da Hinterland, Raphael van Lierop, comentou sobre como está o desenvolvimento do episódio 4 do jogo e também um pouco do que esperar no futuro.

Raphael diz que boa parte do trabalho para o episódio 4 já está feita e que ele é jogável do início ao fim. Entretanto, ainda é preciso fazer toda a parte de polimento, adição de conteúdo secundário e principalmente do trabalho de áudio. Ainda haverá pelo menos mais 2 meses de desenvolvimento e depois entrarão na fase de testes, que deve durar mais alguns meses. Um trailer e informações de lançamento serão divulgados antes, entretanto, não foi garantido nenhuma data para a chega do episódio.

Apesar da dificuldade de desenvolver todo o trabalho em casa, Raphael disse estar extremamente feliz com o empenho de todos na Hinterland, principalmente dos animadores, que precisaram encontrar meios e até desenvolver novas técnicas “caseiras” para captura de movimento corporal e facial. No post também é anunciado que o estúdio agora tem seu primeiro especialista em iluminação, o que irá melhorar bastante esse aspecto no jogo.

Quanto ao futuro, Raphael disse que estão 100% comprometidos em entregar o jogo como foi prometido ainda na campanha do Kickstarter e que isso irá acontecer com o episódio 5, o qual já está praticamente escrito e entrará em desenvolvimento com o lançamento do episódio 4. Já sobre o que acontecerá com a Hinterland após isso, Raphael enfatiza que estão num processo de estudo sobre isso, principalmente sobre continuar a investir em The Long Dark ou partir para algo novo. De certa forma, precisam ponderar agora o futuro do jogo com o futuro do estúdio e partir disso para o próximo passo, principalmente em questões financeiras e de liberdade.

Completando, há informação de que The Long Dark já vendeu mais de 5 milhões de unidades e, junto dos jogadores que vieram pelo Xbox Game Pass e da Epic Game Store onde o jogo ficou gratuito, um total de 8.5 milhões de jogadores já puderam aproveitar o título.