O texto abaixo foi publicado no site oficial do Xbox.
Como você segue um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais hilários já criados? Acontece: dê-nos um skate e diga-nos para enlouquecer. Durante uma recente oportunidade prática com uma versão inicial de High On Life 2, pude reconhecer instantaneamente muitas marcas registradas que retornavam do original, principalmente o retorno do armamento falante, Gatlians, mas também a capacidade de usar a garra de Knifey para me puxar para as bordas e toneladas de diálogos bem escritos que misturam esse universo selvagem. Mas foi o skate que realmente me chamou a atenção.
Pegando algum tempo após o final de High On Life, a prévia prática começou comigo saltando de paraquedas no mundo da ConCon (Convention Convention), que é um planeta cheio de plataformas flutuantes que abrigam (você adivinhou) convenções. Uma recompensa nos trouxe até aqui, visando o senador Muppy Doo, um político que está aliado aos executivos malvados da Rhea Pharmaceuticals que pretendem transformar a humanidade em… pílulas prescritas.
Minha missão? Percorro várias convenções para encontrá-lo. O primeiro é o ParkingCon, uma coleção de carros acidentados empilhados uns sobre os outros com dezenas de alienígenas lutando pelas poucas vagas de estacionamento restantes – uma vaga estava sendo “segurada” por uma cadeira de plástico – e precisamos liberar um para dar ao personagem Gene a chance de estacionar por qualquer meio necessário (por exemplo, atirando em alienígenas). No início, cheguei a isso com a abordagem de um jogo de tiro em primeira pessoa padrão, focando em grupos inimigos um de cada vez, tentando limpar essas vagas de estacionamento e alternando entre meus dois Gatlians disponíveis: Sweezy (pistola laser) e Gus (espingarda). Então eu pulei no skate e tudo mudou.

High On Life Pro Skater Edição
O skate substitui efetivamente o botão de sprint, mas é a velocidade e a agilidade que o acompanham que o tornam um divisor de águas. Quanto mais eu me movia pelo nível no tabuleiro, mais objetos eu encontrava para moer pressionando o botão LB, como corrimãos e divisórias de concreto. Eu até encontrei algumas seções que se assemelhavam a quarter pipes e notei que certos carros estavam posicionados da maneira certa para dar a impressão de que eram rampas para pular. Foi quando me dei conta de que todo esse nível era basicamente um skatepark! Isso vai ser ótimo.
A velocidade da batalha realmente aumentou quanto mais eu me sentia confortável em encontrar áreas para moer, enquanto cortava inimigos a torto e a direito com Sweezy e Gus. Eu poderia até “jogar” meu skate nos inimigos para uma morte com um golpe e achei extremamente útil que o mesmo botão vinculado à moagem também fosse a habilidade de travamento de cabeça de Knifey, que me puxaria de forma inteligente para trilhos ou objetos moíveis se eu fosse ficar aquém. Isso significa que você pode entrar em um fluxo real, mesmo em um jogo onde você não esperaria.
Se você se lembra do primeiro jogo, a travessia com a garra de Knifey era um grande componente que desbloqueava uma variedade de quebra-cabeças ambientais e de plataforma. Agora, com a inclusão do skate, os aspectos de plataforma são todos amplificados, e não demorou muito para que a demo começasse a mostrar o que mais eu poderia fazer.
Continuar para a próxima zona flutuante envolvia moer em ônibus flutuantes, pular em balões infláveis gigantes e, em seguida, andar na parede para cruzar com segurança um abismo de nuvens, onde cheguei ao PoliCon (uma convenção política). O motivo do skatepark continuou aqui também, com muitos corrimãos e outros objetos para moer rapidamente por esta nova zona, passando para o meu próximo objetivo. E foi aí que nosso assistente pessoal Suit-O entrou em cena.

Então, o que mais você pode fazer?
Para nossa demonstração, Suit-O estava sempre vigilante em aparecer na parte inferior da tela e garantir que permanecêssemos dentro do cronograma para nossa prévia de 30 minutos – intencionalmente nos avançando pelos destaques da demo e “acidentalmente” nos levando à conclusão de uma batalha de chefe com um dos novos personagens do jogo, Sheath, dublado pelo incrível Ralph Ineson. O que se seguiu foi uma dissecação hilária (e sangrenta) de seu personagem caçador de recompensas alienígena – cuja cabeça é então transformada em um novo Gatlian. Sim, um chefe dublado por um ator famoso também é uma arma neste jogo.
Sheath elogiou Sweezy e Gus muito bem com a sensação de um rifle de batalha – os fãs de Halo podem encontrar o familiar “soco” aqui – e seu ataque alternativo é um Impaling Spike que pode ser usado para encadear alvos subsequentes e criar tirolesas Spike, que mais tarde uso para passar para a próxima convenção, MurderCon (é exatamente o que você pode pensar que é). Adoro que esses componentes do tipo Metroidvania ainda estejam presentes no jogo anterior, abrindo áreas anteriormente inacessíveis depois de adquirir a ferramenta específica para fazer o trabalho.
Atire, atire, atire!
Depois de passarmos pelos portões da MurderCon, a narrativa da demo mudou um pouco para se concentrar em Knifey que, como os jogadores que retornam devem se lembrar, adora ficar sangrento. Ele estava previsivelmente muito feliz por participar de uma convenção que é sobre um de seus assuntos favoritos. Antes que eu percebesse, estávamos mergulhados até o pescoço em um battle royale, cercados por uma estética de arena de laser tag com muito neon espalhado. E, sim, toneladas de inimigos para atirar. Os elementos de travessia rápida ficaram em segundo plano aqui, já que a demo mostrou mais um layout tradicional de tiro multiplayer, permitindo-nos nos inclinar mais para nossos Gatlians e suas habilidades.

Sheath se sente ótimo com aquele soco de rifle de batalha perfeito, e usar seu Impaling Spike para unir grupos de inimigos foi incrivelmente divertido. Sweezy ainda é uma pistola laser sólida com um ataque alternativo que cria uma bolha de desaceleração que envolve um grupo de inimigos. E as habilidades de espingarda e tiro de disco de Gus são ótimas para eliminar multidões de inimigos. Toda essa luta culminou em uma batalha de chefe com um grande personagem parecido com um ogro chamado Brutus, que tinha um capacete gigante em forma de pirâmide fundido à cabeça. Não demorou muito para que eu e meus Gatlians fizéssemos um trabalho rápido com ele e fomos coroados vencedores da MurderCon.
Finalmente, fui levado mais uma vez por Suit-O para enfrentar Muppy Doo. No início, o encontro era sua tarifa padrão de desviar de ataques recebidos e desencadear um pouco de dor com meus Gatlians. Mas foi a próxima fase da batalha para a qual eu não estava pronto – e foi diferente de tudo que já joguei. A batalha final do chefe aconteceu… na tela do menu.
Veja, Muppy Doo tem uma habilidade de encolher e foi capaz de ficar tão pequeno que ele se esgueirou para o mainframe do meu traje e amarrou o Suit-O. Depois de libertar Suit-O “clicando” nele, ele se tornou o cursor do mouse enquanto eu clicava na tela do menu, tentando descobrir o mini Muppy Doo que estava destruindo meus subsistemas.

Muppy colocava a cabeça para fora de trás de um ícone, ou começava a destruir itens do menu, e nós o socávamos, forçando-o a entrar em outro submenu. Depois de um pouco dessa click-tag, ficou pior para o meu personagem, forçando uma reinicialização completa do sistema e excluindo meu jogo salvo … que foi reiniciado em um jogo totalmente diferente – Bible Adventures. Não, sério. Eventualmente, as coisas continuaram a escalar até o ponto em que a única solução era fazer com que Knifey me esfaqueasse até a morte – o que ele estava mais do que disposto a obrigar. E assim, encerramos nosso tempo com High On Life 2.
Alguns jogos em seu currículo agora, eu gosto que a Squanch Games esteja realmente começando a se estabelecer em uma mentalidade de: “Não seria engraçado se…” e encontrar maneiras de seguir em frente, tornando-o incrivelmente divertido (e incrivelmente engraçado) no processo. Encontrar esse equilíbrio não é uma coisa fácil de fazer – como tentar andar de skate enquanto explode alienígenas na cara. Dos quais estamos muito animados para experimentar mais quando High On Life 2 for lançado para PS5, PC e Xbox Series X|S em 13 de fevereiro de 2026 e estará disponível no primeiro dia com o Game Pass Ultimate.