As irmãs Wachowski abordaram Hideo Kojima para fazer um jogo de The Matrix no final dos anos 90, mas teriam sido rejeitadas por um dos executivos da empresa, de acordo com um ex-vice-presidente de licenciamento da Konami Digital Entertainment.
Após o lançamento de The Matrix nos cinemas americanos no início de 1999, o filme se tornou um sucesso comercial e de crítica instantâneo. Como resultado, houve muita especulação na mídia de videogames na época sobre um possível jogo, e ainda mais rumores circulando sobre o estúdio que eventualmente seria escolhido para produzi-lo.
Em uma reportagem de dezembro de 1999 na revista NextGen, foi sugerido, por exemplo, que a equipe de Metal Gear Solid da Konami, liderada pelo famoso designer Hideo Kojima, estava entre os pioneiros nas discussões para fazer um jogo de The Matrix, com Wachowskis conversando com o criador sobre a possibilidade de emprestar os talentos de sua equipe para a adaptação. Mas, no fim, a Shiny Entertainment acabando ganhando a licença e produzindo dois jogos separados: Enter the Matrix em 2003 e The Path of Neo em 2005.
No entanto, recentemente, em uma conversa do site Time Extension com Christopher Bergstresser, ex-vice-presidente de licenciamento da Konami Digital Entertainment, foi explicado por que essas conversas nunca resultaram em um acordo, afirmando que o chefe da Konami, Kasumi Kitaue, encerrou essas discussões praticamente assim que começaram, pois queria que Kojima se concentrasse na série Metal Gear Solid.
“As Wachowski eram grandes fãs de Kojima”, Bergstresser disse. “Então, Kazumi Kitaue, Kojima, Aki Saito (que ainda trabalha com Kojima) e eu estávamos na sede da Konami e recebemos uma ligação das irmãs Wachowski, que queriam se encontrar com Kojima. E elas vieram!”.
“As duas vieram com o artista conceitual e disseram a Kojima: ‘queremos muito que você faça o jogo Matrix. Você consegue?’ Aki traduziu isso para o japonês para o Sr. Kitaue, e Kitaue apenas olhou para eles e disse claramente: ‘Não’. Ainda assim, conseguimos aproveitar a estreia japonesa e a festa pós-Matrix”, conclui.
Na época, Kojima e sua equipe estavam trabalhando arduamente nos estágios de preparação para a criação de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Como resultado, provavelmente não teria sido benéfico para Kojima assumir outro grande projeto nesta fase crítica e provavelmente teria servido como uma distração.



