Hideo Kojima explicou por que teve que reescrever completamente Death Stranding 2 devido à pandemia de COVID-19.
Depois que o primeiro trailer do jogo foi exibido no The Game Awards 2022, Kojima falou no palco e revelou que precisava reescrever a história do jogo, mas foi vago quanto aos motivos para isso.
“Eu tinha a história escrita antes da pandemia, mas depois de passar pela pandemia acabei reescrevendo toda a história do zero”, disse na época. “Eu também não queria prever mais nenhum futuro, então eu reescrevi”.
Agora, em nova entrevista ao site de notícias de entretenimento japonês Natalie (via VGC), Kojima dá mais informações sobre o impacto que a pandemia teve em sua interpretação da história.
“Antes da pandemia, eu já havia concebido a narrativa para Death Stranding 2”, disse Kojima. “Espere o quê?”, perguntou sua entrevistadora, a estrela pop japonesa Nocchi. “Mas Death Stranding saiu bem à beira do COVID-19. Fiquei com a impressão de que o enredo de Death Stranding 2 foi desenvolvido com a pandemia em mente”.
“Não exatamente,” Kojima respondeu. “No entanto, quando a pandemia aconteceu, nos levou a reestruturar todo o roteiro. Em Death Stranding, defendemos o ato de conexão. Mas, com o avanço da pandemia, as conexões digitais, como o trabalho remoto, ganharam destaque. Também percebi que as conexões digitais sozinhas não poderiam satisfazer as necessidades humanas. Somos inerentemente exploradores”, explica.
Ele acrescentou: “no momento, estamos lidando com reclusão e divisão, e o mundo está passando por transformações significativas. Não podemos voltar à nossa realidade pré-pandêmica, então tivemos que reavaliar o conceito de ‘conexão’”.
“Em Death Stranding 2, a interpretação de ‘strand’ evolui. Você notará, no final do teaser trailer, uma mensagem que diz ‘deveríamos nos conectar?’. Esse é o ponto crucial do que estamos tentando articular na sequência”.
Death Stranding 2 está em desenvolvimento para o PS5.