Após a matéria do site Time Extension com o ex-executivo da Konami, Christopher Bergstresser, surgiram notícias de que Hideo Kojima teria sido abordado pelas irmãs Wachowski para dirigir uma adaptação de The Matrix para videogame – uma oferta que acabou sendo recusada com um simples “não” da Konami.
A ideia do mundo perder a oportunidade de ver um jogo de The Matrix dirigido pelo criador de Metal Gear Solid foi devastadora para muita gente, e o próprio Kojima também se manifestou sobre o assunto à luz das recentes notícias. Surpreendentemente, Kojima afirma que nunca ouviu falar de tal proposta.
Veja o que ele disse nas redes sociais:
Fiquei surpreso ao ver nas redes sociais que as irmãs Wachowski haviam me oferecido um projeto de jogo de Matrix em 1999. Em todos esses 26 anos, ninguém nunca me disse que tal conversa havia acontecido. Na época, éramos fãs um do outro e trocávamos e-mails. Matrix ainda não havia sido lançado no Japão, mas eu já o tinha visto nos cinemas nos EUA e em uma sessão de pré-estreia. Quando as Wachowski vieram ao Japão para a promoção, acredito que as encontrei três vezes. De manhã, tivemos uma entrevista para a Famitsu em Shinjuku — dessa vez, Geof Darrow se juntou a nós para a sessão de bate-papo. À tarde, elas foram convidadas para a sede da CS Division da KONAMI. Naquela época, eu era vice-presidente da KCE JAPAN, uma subsidiária integral. Quando cheguei à sede, a reunião delas com o Sr. Kitaue, chefe da CS Division, tinha acabado de terminar. Juntei-me a elas depois e conversamos por cerca de uma hora sem intérprete (Aki nem estava lá). Acho que John Gaeta, o supervisor de efeitos visuais, também estava presente.
Naquela noite, participei da exibição de estreia e da festa, onde também conheci Joel Silver. Mesmo assim, não houve menção de uma oferta.Naquela época, eu já estava extremamente ocupado com MGS2 e provavelmente não teria conseguido aceitar a oferta imediatamente. Mas se alguém tivesse me dito, talvez houvesse uma maneira de viabilizar.


