Hideki Kamiya fala sobre sua saída da PlatinumGames e a formação da CLOVERS

Hideki Kamiya

A Denfaminico divulgou uma longa entrevista com Hideki Kamiya sobre sua saída da PlatinumGames e a formação da CLOVERS, cujo primeiro projeto será a sequência de Okami.

Veja um resumo a seguir (via ResetEra).

Deixando a PlatinumGames:

  • Diferenças com Inaba tanto criativamente quanto com a direção que a empresa estava tomando enquanto trabalhava no Project GG
  • Passaram três meses conversando, mas não conseguiram chegar a um acordo no final
  • Kamiya sentiu que não seria capaz de continuar expressando sua criatividade na PlatinumGames e seu espírito artístico morreria se ele permanecesse lá
  • Ele aparentemente não estava feliz com o Project GG e não queria lançar um jogo pelo qual não pudesse se responsabilizar

Ínterim:

  • Inicialmente recusou a oferta de Koyama de formar um novo estúdio
  • Considerou trabalhar como freelancer como Yoko Taro, juntar-se a outra empresa ou até mesmo voltar para sua cidade natal
  • A equipe entusiasmada da PlatinumGames veio até ele e disse que adoraria trabalhar com ele novamente em algum lugar
  • Finalmente, Koyama ligou para ele, o que foi o catalisador para fazer a CLOVERS decolar.

CLOVERS:

  • Três Cs, desafio (challenge), criatividade (creativity), habilidade (craftsmanship), o quarto C é para cada funcionário decidir por si mesmo
  • O quarto C de Koyama é limpeza (cleanness). O quarto C de Kamiya é curiosidade (curiosity)
  • A CLOVERS conta atualmente com 20 colaboradores, o plano é expandir a equipe para 70
  • Quer manter a equipe pequena e trabalhar com outros estúdios de desenvolvimento em seus jogos em vez de fazer tudo sozinhos (já estamos vendo isso com Okami 2, já que a M-TWO e a Machine Head Works estão desenvolvendo o jogo junto com a CLOVERS)
  • Foco na criação de jogos com uma forte visão criativa
  • Prefere projetos menores de escala AA a projetos independentes em vez de projetos AAA massivos
  • Kamiya quer apoiar criadores mais jovens no estúdio e, ao mesmo tempo, dirigir seus próprios jogos
  • A CLOVERS lançará seus próprios jogos originais diretamente às publishers para receber financiamento projeto por projeto
  • Kamiya se orgulha do estúdio de sua capacidade de criar novas IPs e quer se concentrar nisso, assim como quando a PlatinumGames foi formada
  • Kamiya reconhece que os jogos AAA modernos se tornaram muito focados em evitar o fracasso comercial, levando à falta de visão criativa por trás deles
  • Esta é a razão exata pela qual ele deixou a PlatinumGames
  • Ele quer que seus jogos reflitam a individualidade de seus criadores
  • Kamiya também quer manter seu compromisso com os três Cs evitando capital de terceiros, e é por isso que eles estão lidando com as coisas dessa maneira
  • Kamiya não descarta uma futura colaboração com a PlatinumGames e aproveitaria a oportunidade de criar algo usando uma propriedade intelectual de propriedade da Platinum