O jornal japonês Nikkei entrevistou Hideaki Nishino, CEO do Platform Business Group da Sony Interactive Entertainment, sobre alguns assuntos relacionados à marca PlayStation após o anúncio do PS5 Pro nesta semana.
Primeiramente, Nishino garantiu que a Sony continuará focada no mercado de consoles:
Nikkei: mais e mais pessoas estão jogando no PC. Por favor, diga-nos o valor dos consoles domésticos.
Hideaki Nishino: Acho que muitos jogos para celular têm anúncios, e os PCs são difíceis de configurar. Com o PS, você pode jogar o conteúdo que comprou assim que o liga. Os produtos são exibidos claramente nas lojas onde você compra o software, então é uma experiência intuitiva.
Estamos tentando aumentar o mercado geral de jogos expandindo o conteúdo para PCs. Não há dúvida de que os consoles domésticos serão o cerne do nosso negócio, mas ao oferecer títulos para dispositivos que não sejam consoles domésticos, alcançaremos uma gama maior de clientes.
PS4 Pro
Curiosamente, o grupo Circana revelou que as vendas do PS4 Pro em comparação com o PS4 foram de cerca de 13% nos EUA. Nishino fez um comentário similar.
No caso, Nishino diz ao Nikkei que as vendas do PS4 Pro, considerando somente a partir de novembro de 2016 (quando o console foi lançado), eram de 20%. Ou seja, não é 20% do total, mas sim as vendas que o PS4 viu a partir do lançamento do PS4 Pro.
Apesar de Nishino não comentar as vendas totais do PS4 Pro de toda a base instalada do PS4, os vazamentos da Insomniac Games já traziam esse número. Globalmente, assim como nos EUA, a porcentagem do PS4 Pro também é de 13%, mais precisamente, 13,6%.
Em um dos documentos de janeiro de 2020 constava que as vendas do PS4 Pro estavam em 14,3 milhões em todo o mundo, enquanto que o PS4 (todos os modelos) estava em 105,3 milhões.