O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Neste mesmo dia, cinco anos atrás, lançamos No Man’s Sky. Pela primeira vez pudemos assistir jogadores do mundo todo começar a explorar o universo que havíamos criado. Foi um momento de muitas emoções, a culminação de cinco anos de muito trabalho da nossa pequena equipe (a equipe tinha só 6 pessoas, e mais ou menos 15 para o lançamento).

Sabíamos que seria o início de uma jornada, mas nunca esperávamos que seria tão conturbada. Hoje queremos juntos apreciar este marco. Não foi sempre fácil, mas o que nos guiou durante este tempo todo foram os jogadores e a comunidade. Por trás de todas as atualizações, todo vídeo, toda novidade e patch notes, há uma equipe que ama muito este game.

A nossa jornada continua com o anúncio de Frontiers, a nossa próxima atualização gratuita. Este é apenas mais um passo na nossa jornada, e chega em breve.

Assistir este vídeo surpreendeu até mesmo a equipe com o quanto No Man’s Sky mudou através dos anos, e como está tão próximo da visão central de criar um universo para ser explorado.

Lembrando do passado, penso nos grandes momentos durante o desenvolvimento.

A nossa jornada começou de verdade no momento em que pisamos, cheios de nervos, no palco da Sony durante a E3 de 2014 para compartilhar o gameplay do nosso projeto ambicioso pela primeira vez. Tudo aconteceu apenas meses depois do nosso escritório ser inundado, e foi como um triunfo ainda estarmos juntos como uma equipe.

Os anos antes e depois do lançamento são um grande borrão, mas algumas atualizações se destacam como marcos.

É difícil imaginar como lançamos tantas atualizações tão próximas do lançamento. Foundations chegou mais ou menos 10 semanas após o jogo principal, introduzindo a construção de bases pela primeira vez. A construção de bases agora é parte integral de No Man’s Sky, mas foi tudo inesperado na época. Foundations realmente se tornou a fundação que os próximos anos seguiram.

No Man’s Sky Next foi um ponto de inflexão. Foi quase como se estivéssemos lançando um jogo novo, e trouxe o multiplayer até os jogadores PlayStation em 2018. A reação da comunidade continua a nos motivar até este momento.

Em 2019, apenas como parte da atualização Beyond, trouxemos o jogo inteiro para o PS VR. Criado do zero, agora os viajantes podem explorar as maravilhas do universo em realidade virtual completa, como atualização gratuita. Foi o momento em que senti que pude ver o jogo com novos olhos, para realmente entrar neste universo que criamos, com uma nova perspectiva.

Não tive a mesma sensação novamente até 2020, no lançamento do PlayStation 5, onde pudemos estar presentes com uma versão ultra melhorada do game, na forma de outra atualização gratuita. Ver o jogo com cara nova, rodando em hardware de próxima geração foi um momento e tanto para a equipe.

E por último, conforme entramos em 2021, a nossa próxima atualização, Frontiers, é algo que estamos muito animados para lançar. De certa forma é apenas mais uma atualização, mas de outras é uma peça que falta da fantasia sci-fi que sempre quisemos criar, e se encaixa perfeitamente no nosso quinto aniversário.

Ainda há muito o que tentar, muito que nos empolga. O próximo passo desta jornada não está longe. Teremos mais para compartilhar com vocês sobre Frontiers em breve.

Queremos agradecer a todos que nos acompanharam nesta viagem, e a todos que ainda se juntarão a nós nesta ambiciosa empreitada.

A nossa jornada continua.