O Astro A10 é o modelo mais econômico da linha de headsets da Astro Gaming, voltado para o consumidor que busca um produto que reúna durabilidade, conforto, praticidade e qualidade sonora em um só lugar. Este belíssimo headset foi dado a nós de presente pela Astro Gaming, e ao longo deste artigo você poderá ter uma visão geral de suas funcionalidades.
À primeira vista, o headset Astro A10 já causa um ótimo impacto graças ao seu design, que possui sutis curvas em locais pontuais, que criam um visual agradável aos olhos. A cor predominante no headset é o branco, seguido do preto presente no acolchoado, e pequenos detalhes em azul bem pontuais, que fazem o headset parecer que veio junto com o PlayStation 5. Vale lembrar que esse padrão de cor é novo e, caso deseje, existem outras opções de cores disponíveis no mercado, incluindo uma versão tematizada de Call of Duty e outra de The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
O headset A10 possui uma estrutura de altíssima qualidade e resistência, e mesmo após diversos usos ainda sinto que a sua integridade permanece a mesma. Isso se deve graças a um reforço de aço flexível presente em seu interior, que ajuda a prevenir que a estrutura do headset possa se quebrar enquanto o ajustamos em nossa cabeça.
Apesar de seu tamanho, o headset Astro A10 possui um ótimo peso e mesmo após horas de jogatina você não sentirá sua cabeça pesada ou apertada. O headset se encaixa bem à cabeça, mesmo durante o uso de periféricos como o PlayStation VR. Existem três regiões acolchoadas com almofadas de tecido: uma na haste superior e outras duas nas regiões auriculares, que garantem o máximo conforto possível durante o uso do headset.
A altura das hastes são reguláveis, e há um medidor discreto que pode ser utilizado para manter os dois lados do headset perfeitamente alinhados. Assim como o resto da estrutura, as hastes reguláveis são firmes e resistentes e dificilmente se quebrarão ou perderão a força, algo muito comum em produtos concorrentes do mercado.
Com relação ao áudio, o Astro A10 possui drivers de 40 mm e a tecnologia “Astro Audio”, que oferecem uma ótima clareza em diferentes frequências de som, permitindo que você ouça passos nos jogos com uma boa precisão. Vale lembrar que as almofadas cobrem totalmente as orelhas, abafando boa parte do áudio externo e aumentando a imersão durante os momentos de jogatina. A qualidade de som é excelente e não perde para headsets de luxo como o Platinum da Sony, oferecendo graves impactantes e um áudio extremamente limpo.
O Astro A10 brilha realmente por conta de sua versatilidade, uma vez que é compatível com a maioria dos dispositivos do mercado como PlayStation 4, PlayStation Vita, PlayStation VR, PC e Celulares, sendo uma excelente opção para quem deseja o máximo de imersão independente da plataforma.
O headset possui um extenso microfone unidirecional (não destacável), localizado na haste esquerda, com funcionalidade levantar-para-silenciar, ou seja, basta levantar o microfone para mutar o seu áudio e baixá-lo para conversar novamente com seus amigos. Isso dá maior comodidade ao jogador, evitando que tenha que ir nas configurações do jogo, Discord ou do PC para desabilitar o microfone.
A qualidade do som do microfone é muito boa, com um áudio limpo e sólido. Vale lembrar que o material que compõe o fone é muito flexível, podendo ser ajustado conforme a preferência do jogador.
Infelizmente, o Astro A10 não possui funcionalidade bluetooth sendo preciso utilizar um cabo conector de 2 metros de extensão incluso com o headset para desfrutá-lo. O cabo possui 2 plugs emborrachados, um cinza que conecta-se a um entrada na parte inferior esquerda do fone, e um plug preto para conectar no dispositivo que você deseja ouvir. Isso é uma abordagem interessante, já que é possível obter novos cabos de maneira separada caso venham a apresentar algum tipo de problema, além de facilitar o armazenamento do fone quando não estiver sob uso.
O conector é um plug P3, o que impossibilita o uso do fone em computadores e outros dispositivos com saídas de som e microfone separadas, sendo obrigatório a utilização de um adaptador P3 para P2 nessas situações (vendido separadamente). Um outro ponto vem por conta do revestimento do fio, que é apenas emborrachado. Vale lembrar que você pode regular o volume da saída do áudio através de um pequeno controle no cabo conector.
O Astro A10 pode ser encontrado no mercado na faixa de preço de R$400 a R$600, um preço relativamente superior aos headsets mais econômicos dos concorrentes, entretanto é um preço que se justifica pela alta qualidade de som e acabamento do produto. Você está pagando apenas uma única vez por um produto que durará por anos caso você o manuseie corretamente. Dificilmente o substituirá e, caso faça, muito provavelmente escolherá outro produto da família Astro Gaming.
Especificações:
- Microfone: Microfone unidirecional 6,0 mm
- Encaixe na orelha: Sobre a orelha
- Conexão: Conector de 5 polos de 3,5 mm
- Drivers: 40 mm ímãs de neodímio
- Resposta de frequência: 20 Hz – 20.000 Hz
- Distorção:< 3% at 1 kHz
- 104 dB +/- 3 dDB em 1 kHz
- Impedância de DC: 32 ohms
- Pressão no arco: 4,5N
- Peso sem fio: 346 gramas