Um grupo de hackers afirma ter feito a primeira descoberta no processo necessário para desbloquear o PS5 no futuro.
O grupo fail0verflow, que ganhou notoriedade por ser o primeiro a contornar as medidas de segurança do PS3 em 2010, postou um tweet afirmando que conseguiu algo similar com o PS5, com uma captura de tela que parecia mostrar as chaves raiz (root keys) do PS5 (via VGC).
Isso foi confirmado em um tweet de acompanhamento que dizia: “tradução – obtivemos todas as chaves raiz do PS5 (simétricas). Todas elas podem ser obtidos a partir do software – incluindo a chave raiz por console, se você procurar bastante”.
Encontrar as chaves raiz pode ser uma das primeiras etapas para “desbloquear” um console, mas a descoberta do fail0verflow não significa que o PS5 ainda foi totalmente comprometido.
As chaves raiz simétricas permitem que os hackers descriptografem arquivos, incluindo firmware, o que significa que os hackers podem tentar fazer engenharia reversa e procurar exploits que podem ser usados para executar código não assinado no console.
O grupo também afirma que pode não ser particularmente fácil para a Sony reverter isso com uma atualização do sistema. Quando outro usuário do Twitter perguntou se as chaves raiz poderiam ser ‘giradas’ facilmente, o grupo simplesmente respondeu: “não”.
Translation: We got all (symmetric) ps5 root keys. They can all be obtained from software – including per-console root key, if you look hard enough! https://t.co/ulbq4LOWW0
— fail0verflow (@fail0verflow) November 8, 2021