Gran Turismo

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog pelo presidente da Polyphony Digital e criador de Gran Turismo, Kazunori Yamauchi.


Estou muito feliz por estarmos comemorando nosso 25º aniversário desde o primeiro lançamento da série Gran Turismo.

Em 1992, Gran Turismo foi o primeiro plano de projeto que fiz entre cerca de 100 outros que criei quando comecei minha carreira nesta indústria, então significa muito para mim.

Embora fazer videogames fosse algo que comecei aos 10 anos como um hobby, nunca havia pensado em fazer disso uma carreira.

Comecei um clube de produção de filmes quando tinha 14 anos e produzia filmes, então entrei para a Sony esperando criar produtos de imagem. Mas o departamento para o qual me designaram não era o que eu esperava.

Era um departamento onde o console PlayStation estava prestes a começar, e era um lugar onde Kutaragi-san estava trabalhando febrilmente para dar vida ao conceito de PlayStation.

Aquele lugar não era o que eu esperava, mas olhando para trás agora, você pode dizer que tive muita sorte.

Fiquei fascinado pelos gráficos 3D em tempo real que muitos esperavam e criei e apresentei planos para todos os tipos de videogames, não apenas limitados a jogos de corrida, mas RPGs, jogos de aventura, jogos de ação, jogos de quebra-cabeça e muito mais.

Como resultado, o Gran Turismo assumiu um formato de jogo de corrida mais fantástico no “Motor Toon Grand Prix”, tornando-se um dos primeiros títulos originais para PlayStation, mas se um plano para algo diferente de um jogo de corrida fosse o que estava aprovado, há uma boa chance de eu estar fazendo um título diferente de Gran Turismo hoje.

A partir daí, o projeto Gran Turismo começou reunindo uma equipe de dois artistas em meio período e três engenheiros.

Em seguida, o número de camaradas continuou a aumentar em número por mais de um quarto de século e se tornou hoje a Polyphony Digital, uma empresa com mais de 200 funcionários.

Acho que não existem muitas franquias de videogame no mundo que continuaram por 25 anos com o mesmo título e com o mesmo time.

Os membros fundadores da empresa ainda estão trabalhando na linha de frente, e estou grato e orgulhoso por todos os 200 funcionários serem uma equipe que tem a mesma motivação e amor com que a empresa começou.

Nos últimos 25 anos, o total cumulativo de vendas da série atingiu mais de 90 milhões de cópias em 16 de novembro de 2022.

E esse resultado é algo que não poderia ser alcançado por nós mesmos sozinhos.

Por trás desse número de 90 milhões, estão todas as pessoas da mídia que transmitiram o fascínio do Gran Turismo aos seus leitores. Há as pessoas da PlayStation que venderam GT para nós em todo o mundo com paixão, e há o suporte incrível dos varejistas que interagiram com nossos usuários.

Meus sinceros agradecimentos a todos eles por seu apoio.

E, acima de tudo, nunca poderei agradecer o suficiente aos usuários do GT e às pessoas da comunidade GT que jogaram nossos novos títulos, que às vezes podem ser considerados muito experimentais.

Estamos aqui hoje por causa de todas as pessoas que nos apoiaram.

Acredito que a série Gran Turismo sempre buscou a “Beleza”. A beleza dos carros, a beleza das paisagens, a beleza da iluminação, a beleza da condução, a beleza dos sons/músicas e a beleza dos gráficos.

A “busca da beleza” é a motivação para a criação do Gran Turismo.

Temos uma nova determinação para continuar nosso progresso no futuro com um forte senso de propósito.

Agradecemos todo o seu apoio ao longo dos últimos 25 anos. Obrigado.