A desenvolvedora de Pokémon, a Game Freak, reconheceu uma violação de dados massiva, que resultou em milhares de documentos confidenciais compartilhados online relacionados à franquia e seus funcionários.
Até o momento, só temos informações vazadas de Pokémon, mas a Game Freak também trabalha em jogos para PlayStation, como Tembo the Badass Elephant que está disponível para PS4 e o futuro ‘Project Bloom‘.
Em uma declaração publicada hoje (via VGC), a empresa alegou que mais de 2.000 informações de funcionários foram roubadas da empresa. Ela reconheceu “acesso não autorizado por terceiros”, o que, segundo a companhia, resultou no aparecimento online de informações pessoais de funcionários atuais, antigos e contratados da desenvolvedora.
Outros conteúdos relacionados à empresa e à franquia Pokémon também foram roubados e estão sendo divulgados online. No entanto, esse conteúdo não é referenciado na declaração da Game Freak.
De acordo com a declaração, nomes completos, endereços, e-mails e números de telefone fazem parte dos dados comprometidos. A Game Freak disse que entrará em contato com os funcionários afetados sempre que possível.
“Aqueles que não puderem ser contatados individualmente devido à aposentadoria ou outros motivos serão notificados neste anúncio, uma pessoa de contato será configurada para responder a perguntas sobre esse assunto. Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniência e preocupação que isso possa ter causado a todos os envolvidos”, disse a Game Frak.
A Game Freak alega que a vulnerabilidade que causou o problema já foi consertada.