Fundadores da Deviation Games comentam sobre a parceria com a PlayStation

Deviation Games

Quando Dave Anthony e Jason Blundell foram ao palco da abertura do Summer Game Fest para apresentar o nascimento da Deviation Games e a parceria com a Sony para o lançamento de uma nova IP, foi reforçado o planejamento da PlayStation em parcerias com estúdios independentes para novos projetos. Os veteranos da indústria e que trabalharam por anos com a franquia Call of Duty na Treyarch agora comentaram sobre como foi fundar a empresa e encontrar de início uma parceria assim.

Os fundadores foram entrevistados pelo site Gamesindustry.biz e comentaram que desde o princípio pensaram em abrir um estúdio com foco na qualidade, seja do produto a entregar ou do estúdio em si. A PlayStation demonstrou com o tempo, e com os inúmeros prêmios arrecados, que também tem como foco isso. Com todo o apoio desde o início, será somente nisso que a Deviation Games irá se preocupar.

A Sony garantiu desde o primeiro dia todo apoio, suporte e financiamento necessário e que irá perdurar por anos ainda. Blundell disse que Hermen Hulst, chefe da PlayStation Studios e que também participou da entrevista, sempre demonstrou nas conversas iniciais que sabem como apoiar os desenvolvedores e ainda gerenciar os riscos enquanto impulsionam a imaginação e criatividade.

Hulst disse que o mais importante é sempre garantir um ambiente saudável para os desenvolvedores se expressarem ao máximo. Se importar com as pessoas e uni-las para criar experiências únicas é uma das coisas que mais o agrada. Agora como chefe da PlayStation Studios, o objetivo para qualquer projeto é sempre achar os melhores parceiros com grandes talentos e apoiá-los com todos recursos possíveis, sejam eles estúdios internos ou parceiros, como o caso da Deviation, sem restrições.

Um comentário interessante de Hulst é que não vê apenas a opção de abrir a carteira e comprar estúdios, mas o principal é trabalhar com essas desenvolvedoras numa parceria e mantê-los independentes. Essa seria a estrutura que estão montando de agora em diante nesse tipo de projeto.

Anthony reforça que, já com a parceria firmada, a intenção é criar um jogo com a maior qualidade possível. A Deviation Games já possui mais de 100 funcionários e com garantias financeiras para expandirem da maneira certa. Maior parte do recrutamento e desenvolvimento do projeto foi feito de forma remota, o que tem sido um desafio até agora, mas estão focando em áreas específicas para serem efetivos.

Os fundadores comentam que havia certas restrições quando estavam envolvidos com Call of Duty, mas que agora querem dar liberdade criativa sobre como seguir. Assim que toda essa parte for definida, entra a gestão do estúdio, que irá aplicar de forma saudável e normal as restrições necessárias para o projeto se desenvolver e seguir o caminho certo, mas sem as imposições que tiveram no passado. Um dos pontos reforçados no novo estúdio é a criação de uma cultura transparente e direta sempre.

Finalizando, Hermen Hulst disse que vai sempre procurar pelos melhores talentos para aumentar a PlayStation Studios, mas sabe que essas equipes vão precisar de tempo para se desenvolverem. Disse que conversa frequentemente com Shuhei Yoshida, hoje líder da iniciativa de desenvolvedores independentes da divisão PlayStation, sobre como há novas ideias e talentos em todos os lugares e como podem se juntar para criar coisas novas.

Ainda demorará algum tempo para vermos no que a Deviation Games está trabalhando, assim como com a Haven Entertainment Studios e a Firewalk Studios, mas a Sony parece empenhada em manter a divisão PlayStation com mais e melhores jogos sempre.