Funcionários da DON’T NOD, o estúdio conhecido pelo desenvolvimento de jogos como Life is Strange, Jusant e Banishers: Ghosts of New Eden, estão planejando uma greve para o dia 8 de novembro, em virtude do plano de reorganização da empresa anunciado em setembro.
A paralisação está programa para acontecer por volta das 14 horas (horário de Paris) em um local próximo à sede da empresa. Negociações estão ocorrendo entre os funcionários e a diretoria para tentar evitar a greve.
De acordo com uma carta divulgada pelos funcionários, algumas exigências para que a paralisação não ocorra são: que a empresa abandone seu plano de reorganização; que os empregados possam participar de decisões da empresa; e que o CEO, Oskar Guilbert, esteja presente nas negociações.
A carta aberta também inclui trechos que criticam as decisões da diretoria: “Como trabalhadores desta empresa, sabemos que essas falhas se devem a uma sucessão de atos negligentes e más decisões da liderança”. Além disso, ela cita que, por diversas vezes, os funcionários tentaram alertar sobre alguns riscos que a direção estaria correndo. “Há anos que alertamos a liderança sobre estes fracassos, mas não fomos ouvidos. Em última análise, somos nós que hoje pagamos o preço destas decisões absurdas, com o plano de reorganização”.
Os funcionários encerram a carta afirmando que “queremos salvar a empresa, mas não à custa de despedimentos injustificados ou de um ambiente de trabalho deteriorado”.
No relatório financeiro divulgado em setembro, a empresa confirmou que tanto Jusant quanto Banishers: Ghosts of New Eden não alcançaram as expectativas de vendas.
Vale lembrar que Lost Records: Bloom & Rage, o próximo jogo da DON’T NOD, está programado para ser lançado em duas partes para o PS5, Xbox Series e PC. A primeira delas deve chegar no dia 18 de fevereiro de 2025. Já a segunda, no dia 18 de março do mesmo ano.