A atualização mais recente do PS5 tem frustrado alguns usuários que tiveram algumas das configurações em suas televisões bloqueadas. Devido à atualização que adiciona o Instant Game Response, também conhecido como Auto Low Latency Mode (ALLM), e sem uma alternância para ativar ou desativar o recurso, aqueles que possuem uma televisão LG ou Sony específica encontraram algumas de suas opções acinzentadas sem poder modificá-las.
O recurso Instant Game Response que foi adicionado silenciosamente ao PS5 deve ser uma adição positiva. Ele permite que o console sinalize a televisão para alternar automaticamente do modo de cinema para assistir a filmes para o modo de jogo para reduzir o atraso de entrada. Isso significa que o usuário não precisa entrar nos menus da televisão por meio do controle remoto para alternar entre os modos.
No entanto, como essa atualização do sistema PS5 esquece de adicionar uma alternância para ativar ou desativar o Instant Game Response, isso fez com que várias configurações em televisores específicos ficassem indisponíveis. Para certas TVs LG, essas configurações esmaecidas incluem gradação suave, redução de ruído MPEG, cinema real, redução de ruído e inserção de quadro preto, que permite aos usuários jogar a 60 fps em monitores de 120 Hz para perceber melhor o desfoque de movimento.
Felizmente, o canal HDTVTest no YouTube detectou o problema e explica várias soluções alternativas, dependendo do tipo de televisão afetado. Algumas TVs LG permitirão que os usuários desativem o Instant Game Response diretamente de seus menus internos. Outras TVs LG exigirão que você desligue o HDMI Deep Color; infelizmente, isso desabilita o HDR e força o usuário a jogar em SDR a uma taxa máxima de 60 fps.
Para alguns televisores Sony, o usuário precisará alternar a porta HDMI externa de “formato aprimorado” regular para “formato aprimorado (Dolby Vision)”. Mais uma vez, porém, alterar essa configuração limita a taxa de quadros em 60 fps.