O criador de Katamari Damacy, Keita Takahashi, lançou seu novo jogo, to a T, em 28 de maio. Para comemorar o lançamento, Takahashi se reuniu para um bate-papo com outra lenda da indústria de jogos – Fumito Ueda, diretor de Shadow of the Colossus e ICO.
Em uma conversa a três com o Denfaminicogamer (via Automaton), os dois criadores compartilharam suas opiniões sobre o novo jogo, com Ueda elogiando-o por “não depender de mecânicas de jogo únicas”. Por mais estranhos que esses elogios possam parecer, o que Ueda está realmente dizendo é: “a era de criar novas mecânicas de jogo a cada lançamento já passou há muito tempo”.
to a T é um jogo de aventura e quebra-cabeça desenvolvido pelo estúdio independente de Takahashi, Uvula, e conta a estranha história de amadurecimento de um garoto preso em uma pose de T. Quando o trailer foi lançado, Ueda aparentemente entrou em contato com Takahashi para perguntar: “Como você joga este jogo?”. Takahashi se lembra de ter respondido que o jogo não tinha nenhuma mecânica especial – ao que Ueda respondeu: “isso é ótimo”.
O criador de Katamari Damacy comenta, brincando, que pensou: “ah, essas são as palavras de um profissional” quando ouviu esse comentário pela primeira vez. Embora a resposta de Ueda possa não parecer tão séria à primeira vista, o que ele estava tentando sugerir é que os jogos atuais poderiam se beneficiar se focassem em mais do que apenas a mecânica de jogabilidade.
“Embora eu não saiba por que respondi ‘isso é ótimo’ naquela época, eu provavelmente estava pensando: ‘a era das mecânicas de gameplay já havia passado. Acho que esta não é a era de lançar novos dispositivos ou oferecer novas mecânicas a cada novo jogo”, disse Ueda. Ele explicou que, em sua opinião, as mecânicas não precisam necessariamente ser “novas” ou “inovadoras”, porque a arte e a história do jogo estão lá para construir a experiência. “Mesmo que não haja nada de novo na mecânica, você pode levar o jogo ainda mais longe com uma certa pegada ou arte. Deixando de lado as preferências pessoais, o que estou dizendo é que acho que seria melhor dar mais definição às mecânicas de jogo já existentes”.
É por esse mesmo motivo que Ueda considera to a T um ótimo jogo: em vez de oferecer recursos, o jogo é focado na história, com ênfase na apresentação visual e estética, além de uma mensagem forte sobre a vida com deficiência. Ele disse que a “jogabilidade solta” lhe pareceu inovadora e que era a dose certa para tornar o jogo ótimo no geral. Ele até brinca que este é o primeiro jogo em muito tempo que o cativou tanto a ponto de jogá-lo até o fim.
to a T está atualmente disponível para PC (Steam), PlayStation 5 e Xbox Series X❘S.