Full Metal Schoolgirl é um novo jogo de ação no formato roguelike desenvolvido pela Yuke’s que são responsáveis por alguns spin-offs da série Earth Defense Force como, por exemplo, Iron Rain e os dois World Brothers. FMS é uma nova IP que traz consigo as características clássicas da Yuke: Um jogo com bastante humor, mas com uma jogabilidade que precisava de um polimento consideravelmente maior para justificar seu preço.
Full Metal Schoolgirl acontece em um futuro próximo e distópico, onde toda a força de trabalho no Japão foi transformada em robôs e agora trabalham incessantemente e em péssimas condições. Para pessoas menos familiarizadas com a cultura japonesa, o título é uma sátira as chamadas “Black Companies” que, no Japão, são empresas cuja cultura de trabalho são extremamente prejudiciais a saúde do funcionário com excesso de horas de trabalho, abuso de poder por parte de chefes, entre várias outras infrações que, essencialmente, tornam o local um verdadeiro inferno de trabalhar. Nesse mundo de FMS, o Japão foi basicamente economicamente dominado por uma Black Company chamada Meternal Jobz e estão prestes a lançar seu novo produto, o sistema Endroid.
Por motivos pessoais, duas garotas colegiais invadem a Meternal Jobz para matar seu CEO em nome da vingança. Para isso, elas devem escalar os 100 andares da empresa e derrotar todos os subordinados antes de enfrentar o grande chefe. História definitivamente não é um atrativo no título e mesmo o humor vai passar batido pelos jogadores caso não conheçam sobre “Black Companies” e parte da cultura de trabalho do Japão.
Em termos de jogabilidade, o jogador irá controlar uma das garotas e essa tem um arsenal com uma arma de longo alcance, uma arma de curto alcance, ataques especiais de curta e longa distância e habilidades como um escudo e a esquiva. É um conjunto funcional e básico de construção de personagem, mas que funciona bem. Conforme mencionado, FMS é um roguelike, portanto, armas, escudos e modificações especiais são obtidas durante as fases e são perdidas uma vez que a incursão contra a empresa termine. Ao derrotar qualquer inimigo, esses derrubam partes e dinheiro que são utilizados para comprar melhorias permanentes como mais vida, energia, entre outros.
Eu tenho pouca experiência com roguelikes, mas tenho para mim que um bom rogue deve ser rápido e viciante, incentivando o jogador a experimentar suas diferentes capacidades e criar o sentimento de querer jogar “mais uma vez” de maneira consistente. FMS não conseguiu criar esse sentimento em mim por uma série de razões, especialmente, o fato que cada andar individual leva muito tempo e isso faz com que cada incursão seja relativamente longa e, também, não proporcionou um desafio suficiente para que eu necessite adaptar meu estilo de jogo para sobreviver. Existe a opção de aumentar a dificuldade para aqueles que são mais dedicados, mas ainda assim não criou uma dinâmica de combate que se sustente sozinha por horas a fio.
Como é comum ao gênero, os níveis são gerados de maneira aleatória e contém uma variedade de salas com inimigos e armadilhas. Cada sala de inimigos irá gerar, pelo menos, um item aleatório para o jogador ajustar sua personagem e andares mais altos contém itens com níveis cada vez maiores. A dinâmica funciona bem no papel, mas na prática, o aspecto roguelike não parece bem balanceado. Os itens possuem raridades diferentes e, portanto, a tendência é que o jogador mantenha os itens de alta raridade e ignore todo o resto. Não há uma forma gradativa de evolução durante cada partida, sendo essa marcada por súbitos incrementos no poder de fogo uma vez que se decide em um equipamento principal. Efetivamente falando, o jogador é obrigado a entrar em várias lutas que não lhe retornam praticamente nada útil para a incursão que está jogando.
Para esclarecer, eu não acho que a jogabilidade de FMS seja necessariamente ruim. Mas ela não é polida o suficiente para justificar múltiplas incursões e também não me apeteceu o suficiente para criar um sentimento forte de “mais uma vez”. O jogo talvez funcionasse melhor com uma estrutura tradicional ou com um multiplayer para até dois jogadores.
Full Metal Schoolgirl está disponível para PS5, Xbox Series e PC. Esta análise é da versão PS5 e foi realizada com um código fornecido pela D3 Publisher.