O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.
Saudações Comandantes,
Elite Dangerous é um jogo próximo ao meu coração.
Não é nenhum segredo que o lançamento do Odyssey foi menos do que ideal, incluindo a necessidade de dividir a base de jogadores de PC/console para se concentrar em um lançamento apenas para PC. Desde o lançamento do Odyssey em maio de 2021, trabalhamos incansavelmente para melhorar a experiência do Odyssey no PC e, embora tenhamos feito um grande progresso, ainda há muito a ser feito. Desde então, apoiamos as bases de código pré-Odyssey e pós-Odyssey.
Nos últimos meses, temos lutado com a melhor maneira de seguir em frente e é com o coração pesado que decidimos cancelar todo o desenvolvimento de console. Precisamos ser capazes de avançar com a história do jogo e, para fazer isso, precisamos nos concentrar em uma única base de código. Elite Dangerous continuará no console como está agora junto com atualizações críticas, mas nos concentraremos em novas atualizações de conteúdo no PC na base de código pós-Odyssey.
Sabemos que esta notícia não é o que nossa comunidade de console esperava. Esta não foi uma decisão fácil de tomar, mas foi feita com o futuro a longo prazo de Elite Dangerous em mente.
Com relação ao que está por vir no Elite Dangerous, esperamos compartilhar mais notícias no devido tempo.
– David Braben