Fortnite

A Epic Games confirmou que o Unreal Editor para Fortnite será lançado em 22 de março no PC.

Conhecido anteriormente como “Criativo 2.0”, o Unreal Editor permite criar jogos e experiências para Fortnite com muito mais ferramentas e opções do que o modo Criativo existente.

Apesar de ser para PC, o conteúdo criado pode ser jogado em Fortnite de consoles.

Veja abaixo as informações via Epic Games.


O Unreal Editor para Fortnite (UEFN) é um novo aplicativo para PC que possibilita a criação, o desenvolvimento e a publicação de jogos e experiências diretamente no Fortnite. Com muitos dos mais avançados fluxos de trabalho e ferramentas da Unreal Engine 5 ao seu alcance, como importação de ativos personalizados, modelagem, materiais e efeitos visuais, o Sequencer e o Control Rig, você terá um mundo inteiro de opções para produzir e publicar jogos e experiências para o Fortnite que possam ser apreciados por milhões de jogadores.

O UEFN funciona lado a lado com o conjunto de ferramentas do Modo Criativo, que já existe no próprio Fortnite. Assim, equipes de criadores podem trabalhar juntas em PCs e consoles para desenvolver e testar ilhas em tempo real.

A nova linguagem de programação Verse também está incluída. Ela oferece recursos de personalização avançados, como manipulação e encadeamento de dispositivos e a possibilidade de criar facilmente uma nova lógica de jogo.

O que você pode fazer com o UEFN?

O UEFN se baseia nos conceitos usados no conjunto de ferramentas do Modo Criativo do Fortnite, com a adição de novos recursos e funcionalidades. A versão Beta oferece aos criadores uma versão inicial do UEFN que evoluirá de acordo com o feedback deles. Com ela, você poderá:

  • Criar ferramentas de modelagem e materiais de conteúdo personalizado.
  • Importar malhas, texturas, animações e áudio.
  • Usar o Niagara para criar efeitos visuais.
  • Criar animações com o Control Rig e o Sequencer.
  • Criar a experiência de jogabilidade com Verse.
  • Criar paisagens para dar vida ao ambiente.
  • Criar experiências maiores com o World Partition.
  • Usar a Fab para descobrir e importar ativos.
  • Usar a Edição Ao Vivo para colaborar em tempo real com outras pessoas.
  • Usar o controle de revisão integrado para colaborar com o Skein.

Qual é a diferença entre o UEFN e o Modo Criativo do Fortnite?

O UEFN é um editor somente para PC que permite estilos de trabalho de janela de visualização 3D com as ferramentas de criação (dispositivos) encontradas no Modo Criativo do Fortnite. Ou seja, diferentemente do Modo Criativo do Fortnite, em que você constrói e edita suas ilhas controlando um personagem dentro do Fortnite, no Unreal Editor os criadores têm acesso a uma variedade de ferramentas e fluxos de trabalho no PC, com muitas semelhanças em relação aos usados pela Epic Games para desenvolver o Battle Royale do Fortnite.

Qual é a diferença entre o UEFN e a Unreal Engine 5?

O UEFN foi projetado para criar experiências para o Fortnite. Ou seja, cada experiência que você cria é publicada na plataforma do Fortnite, alcançando um público de milhões de pessoas. Para isso, o UEFN combina as ferramentas de criação do Modo Criativo do Fortnite com o Unreal Editor, permitindo que criadores já acostumados com a Unreal Engine desenvolvam conteúdo para o Fortnite usando uma interface familiar.

A versão Beta do UEFN oferece aos criadores uma versão inicial do UEFN. Os criadores que já trabalham com a Unreal Engine encontrarão muitos fluxos de trabalho e ferramentas familiares, bem como algumas diferenças e limitações importantes não presentes na Unreal Engine. Por exemplo, diferentemente da Unreal Engine, o UEFN usa as ferramentas de criação do Modo Criativo do Fortnite, conhecidas como dispositivos, como os principais blocos de construção para a criação de mecânicas de jogo. Esses dispositivos podem ser usados em conjunto com uma nova linguagem de programação chamada Verse.

O UEFN continuará evoluindo durante a versão Beta para adicionar outras funcionalidades do Unreal Editor que os criadores já conhecem, possibilitar que eles tenham um maior controle sobre mais aspectos de suas experiências no Fortnite e expandir os recursos da API e do framework Verse.