Em novembro do ano passado, a Sony havia dito que o suporte ao VRR viria via atualização de firmware do PS5. Agora, segundo a própria empresa, a tecnologia chegará ao console em janeiro.

Durante a CES 2022, a Sony divulgou um vídeo promocional de suas TVs com suporte a VRR e é dito no rodapé desse vídeo que para ter suporte à tecnologia, é preciso baixar uma atualização de firmware do PS5 que estará disponível até o fim de janeiro de 2022. Você pode ver a imagem em questão logo abaixo.

VRR (Variable Refresh Rate) é uma tecnologia para sincronizar a taxa de quadros (fps) de um jogo com a taxa de atualização do monitor (Hz), semelhante à tecnologia VSYNC. A diferença é que o VSYNC limita a saída da taxa de quadros à taxa de quadros do monitor (mesmo se o PC ou console pode gerar mais fps naquele jogo), e VRR faz com que a taxa de atualização do monitor sincronize dinamicamente com a taxa de quadros quando for igual ou inferior à taxa de atualização nativa do monitor.

Além do VRR, o PS5 deve receber suporte ao PlayStation Tournaments via firmware no futuro (não necessariamente nesse mesmo firmware do VRR).

PS5 VRR