Final Fantasy XIV

É inegável que Final Fantasy XIV é uma das mais interessantes e surpreendentes histórias de sucesso recentes da indústria. Completando 8 anos do lançamento do seu “reboot” neste dia 24 de agosto, o produtor e diretor do jogo, Naoki Yoshida, divulgou uma carta aos jogadores em relação a sobrecarga de jogadores que os servidores tem sofrido nos últimos meses.

Yoshida já havia comentado que o título estava observando o seu maior fluxo de jogadores em toda sua história e esse novo post reitera isso, dizendo que o número de logins simultâneos tem constantemente batido nos limites dos servidores, especialmente nos Data Centers Norte-Americanos e Europeus.

Em relação aos servidores europeus, após o patch 5.58 e a manutenção realizada nesta madrugada, eles ajustaram algumas coisas na configuração dos Data Centers Europeus e o limite de logins será aumentado após o período de confirmação de estabilidade. No final de setembro, a Square Enix irá substituir alguns dos seus equipamentos por novas máquinas de alta-performance, o que permitirá aumentar ainda mais o limite. No entanto, em razão de considerável nível de congestionamento, especialmente nos finais de seman, o jogo irá manter as filas de login, já que elas tem funcionado bem para evitar problemas.

A situação, no entanto, é um pouco mais grave nos Data Centers Norte-Americanos e em razão disso, todos os mundos no Data Center Aether serão classificados como Congestionados, o que irá impedir a criação de novos personagens nesses mundos até que essa classificação seja removida.

Yoshida pediu desculpas pelos inconvenientes que isso poderá causar para jogadores que possuem amigos nesses servidores e queriam criar personagens ou mover os seus personagens atuais para esse Data Center, mas o número de logins em cada mundo deste Data Center, mesmo com constantes expansões até a capacidade máxima dos servidores, continuou alcançando a capacidade máxima, o que levou a essa decisão.

Yoshida alertou que, caso o número de personagens continuasse a crescer, as filas de login poderiam demorar várias horas, então essa abordagem foi necessária. No entanto, os Data Centers Primal e Crystal continuarão disponíveis, apesar deles também estarem bastante congestionados.

Por fim, Yoshida ressaltou que as equipes de Infraestrutura e Desenvolvimento do jogo estão trabalhando em um plano de larga escala para expandir os data centers e adicionar novos mundos. No entanto, em razão da escassez de semicondutores ao redor do mundo, eles tem tido dificuldade de conseguir o equipamento necessário. Além disso, o aumento de casos de COVID-19 no Japão tem causado preocupações à equipe com viagens internacionais para a implantação local de equipamentos, então tem sido difícil reduzir o tempo necessário para completar a instalação.

Yoshida agradeceu a compreensão e apoio de todos, já que as circunstâncias ao redor dos problemas de infraestrutura estão longe do ideal, mas ele prometeu que a equipe continuará trabalhando para implementar todas as soluções possíveis.

Winz.io