FIFA 22 em breve terá multiplayer online cross-play, mas apenas em alguns modos de jogo por enquanto.

Em um post no site oficial (disponível apenas em inglês por enquanto), foi anunciado que a funcionalidade de cross-play será testada em um “futuro próximo”, com jogadores capazes de tentar competir contra oponentes em outros sistemas.

Por enquanto, o teste de cross-play só estará disponível nas versões de PS5, Xbox Series e Stadia do jogo, o que significa que os jogadores do Xbox One, PS4 e PC ficarão de fora.

Também será adicionado apenas aos modos Online Seasons e Online Friendlies, o que significa que não chegará ao FIFA Ultimate Team (FUT).

De acordo com um Q&A na página oficial, não parece que o modo FUT do FIFA 22 terá cross-play a qualquer momento, e o mais cedo que chegará será para o FIFA 23.

“Embora queiramos permitir que nossos jogadores joguem com o maior número possível de amigos e outros, limitamos o teste a esses dois modos com o objetivo de reduzir a chance de introduzir novos problemas no jogo”, diz a página. “Estamos confiantes de que os dados do jogo e o feedback que recebemos desses dois modos ajudarão a informar como o cross-play pode ser implementado em títulos futuros”.

A EA diz que o cross-play nas Temporadas Online funcionará normalmente. “Supondo que você tenha o teste de cross-play ativado, você pode entrar nas Temporadas Online como faria normalmente, não há mais nada a ser feito”, afirma. “Como de costume, o matchmaking procurará um oponente apropriado, e eles podem ou não acabar sendo de uma plataforma diferente da sua”.

Vale lembrar que FIFA 22 é um dos jogos do plano PS Plus de maio de 2022.