O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.
Para muitos fãs do gênero RPG, Hironobu Sakaguchi é considerado um nome familiar. Conhecido carinhosamente como o “pai de Final Fantasy” graças ao seu trabalho nos primeiros 10 títulos da linha principal, Sakaguchi criou muitos outros jogos com seguidores cult, incluindo Blue Dragon, Lost Odyssey e Terra Battle, desenvolvidos por sua empresa, Mistwalker Corporation.
Fantasian Neo Dimension é o próximo título de Sakaguchi que leva seu jogo aclamado pela crítica, Fantasian, para um público maior por meio do PlayStation 5 e PlayStation 4. Ele será lançado com novos recursos, como dublagem em inglês e japonês, uma opção de dificuldade adicional e suporte a 4K no PlayStation 5. Ele também sinaliza o retorno da parceria de Sakaguchi com a Square Enix após quase 20 anos de separação.
Uma aventura multidimensional
Para os não iniciados, Fantasian Neo Dimension acompanha o protagonista Leo, que embarca em uma aventura multidimensional para recuperar suas memórias perdidas e descobrir os segredos por trás de uma estranha infecção mecânica que ameaça destruir seu mundo.
Situado no cenário de mais de 150 vibrantes e belos dioramas artesanais, o jogo apresenta um estilo artístico único com um toque divertido e estratégico em mecânicas tradicionais de batalha por turnos. Ele também apresenta música do compositor Nobuo Uematsu, famoso por suas obras na franquia Final Fantasy.
O Fantasian Neo Dimension foi anunciado para ser lançado em 5 de dezembro de 2024 durante o State of Play de hoje. Antes deste lançamento, nos sentamos com Sakaguchi, que atua como produtor deste título, para discutir a jornada de trabalho no jogo e o que os fãs podem esperar.
Bate-papo com o produtor Hironobu Sakaguchi
Como surgiu a parceria entre Mistwalker e Square Enix? Como é trabalhar com Naoki Yoshida neste lançamento?
Sakaguchi : A parceria inicial da Square Enix aconteceu há cinco anos, quando Yoshida san e eu deveríamos fazer uma entrevista de painel de discussão, e pensei que seria rude aparecer sem ter jogado o jogo dele. Eu sabia que era um grande fã de MMOs, então fiquei com medo de que, se jogasse, poderia ficar viciado. E, com certeza, estou no Final Fantasy XIV todos os dias agora. Até esta manhã joguei por 3 horas. Por causa disso, Yoshida san e eu nos tornamos muito próximos. Fomos jantar juntos e conversamos muito sobre Final Fantasy XIV, e eu mencionei Fantasian, um jogo que desenvolvi recentemente para o Apple Arcade. E falamos sobre, bem, “poderíamos levar isso para PC e consoles?” Porque, da minha perspectiva, eu queria que um público tão amplo pudesse jogar o jogo. E Yoshida san foi gentil o suficiente para dizer: “sabe de uma coisa, talvez haja uma oportunidade de fazer isso juntos”, e o resto é história.
Como você está abordando esta nova versão do Fantasian Neo Dimension e o que os fãs podem esperar quando experimentá-lo no PS5?
Sakaguchi : Uma das inspirações iniciais para o Fantasian foi que eu estava sentado em frente a um diorama e imaginei: “como seria se eu estivesse andando por este mundo e explorando o diorama”. E eu sei que parece muito contraintuitivo hoje em dia, onde o CG parece ser a forma dominante de expressão visual, mas acho que a natureza artesanal e o calor de algo sendo feito por humanos realmente aparecem nos ambientes do diorama. Mas foi realmente mais desafiador do que eu pensava. Inicialmente, íamos escanear esses dioramas em 3D para criar os modelos necessários e projetar fotografias neles. Mas tivemos que inovar e criar um pipeline personalizado para poder pegar todos esses dioramas e colocá-los dentro do jogo. E quanto ao PS5, eu diria que a narração em inglês e japonês é uma grande vantagem. Ao mesmo tempo, as imagens — os dioramas, nós os fotografamos originalmente em resolução 4K, mas a versão original, por vários motivos, tivemos que reduzi-los. Pela primeira vez, poderemos ver as imagens 4K no PS5. Então, eu encorajo todos a jogarem em suas telas grandes e realmente verem todos os detalhes, o charme daquele trabalho artesanal que você obtém nos dioramas. E eu acho que vai ser uma aventura muito divertida.
Dado seu histórico de sucesso com RPGs, o que você pretendia alcançar com Fantasian Neo Dimension que ainda não havia feito?
Sakaguchi : Quando comecei a desenvolver o Fantasian, havia uma parte de mim que pensava: “bem, se este se tornar o último jogo que eu desenvolver, devo me sentir satisfeito com isso e não ter arrependimentos”. E uma das razões pelas quais me senti assim é porque, enquanto trabalhava no Fantasian, tive a chance de jogar Final Fantasy VI. Jogar Final Fantasy VI novamente realmente me trouxe de volta à origem de mim mesmo como desenvolvedor de jogos, e eu realmente senti meu próprio estilo surgir no jogo. Então, Fantasian é um RPG baseado em turnos, o que você pode chamar de estilo muito tradicional. E olhando para o que fiz de Final Fantasy I até VI, sempre houve alguma forma de evolução no gênero, e o mesmo é verdade para Fantasian. Eu sei que é um RPG de estilo muito tradicional, mas eu queria alguma forma de evolução. Então, além do estilo diorama, há diferentes mecânicas. Por exemplo, com o Dimengeon System, os jogadores podem estocar seus encontros aleatórios em uma dimensão separada e, em seguida, derrotá-los todos de uma vez mais tarde, quando se sentirem prontos. E o que isso faz é permitir que os jogadores realmente mergulhem e explorem livremente os dioramas sem a interrupção de encontros aleatórios. E da mesma forma, há outra mecânica, as “habilidades” ou magias no jogo. Os jogadores podem afetar as trajetórias de suas habilidades ou a área de efeito, dependendo de como eles conjuram uma magia. Então, quando você acumula muitos inimigos, você pode mirar e derrotá-los. É uma experiência muito gratificante e satisfatória. Então, apesar de ser um RPG baseado em turnos mais tradicional, acho que há algum frescor ou evolução também.
Você tem algo a dizer aos fãs de RPG que estão em dúvida sobre jogar um jogo desenvolvido principalmente para dispositivos móveis no PS5?
Sakaguchi : Quando Fantasian foi lançado inicialmente no Apple Arcade, sabíamos que os dispositivos móveis seriam o terminal principal do jogo. No entanto, ele também precisava ser adaptado para Mac e Apple TV. Então, tecnicamente, havia meios de jogar Fantasian na tela grande com um controle. E sempre foi minha intenção que as pessoas em algum momento pudessem jogá-lo e vivenciá-lo naquele formato. Os ativos e todos os gráficos que preparamos foram criados para suportar esse tipo de mídia. Mas, infelizmente, as imagens 4K que tiramos tiveram que ser reduzidas devido ao tamanho e às limitações de armazenamento de diferentes dispositivos móveis. Enquanto no PS5 você pode vivenciar Fantasian como eu imaginei, sem ter que se preocupar com nenhum tipo de limitação de armazenamento. É por isso que também haverá dublagens em inglês e japonês. Então, eu consideraria Fantasian Neo Dimension o chamado corte do diretor deste jogo, e estou muito feliz em poder entregar isso a todos.
Pré-encomendas disponíveis hoje
Com o lançamento do Fantasian Neo Dimension em 5 de dezembro de 2024, as pré-encomendas também já estão disponíveis. Os jogadores que fizerem a pré-encomenda poderão receber a Vibran Secret Stone como um item bônus no jogo para ajudar a fornecer um aumento de experiência aos personagens equipados. Este item será útil para um jogo que era originalmente conhecido por seu combate estratégico com batalhas particularmente desafiadoras!
Descrição:
Reserve agora para obter o seguinte item no jogo.
・Joia – “Vibran Secret Stone”
A Vibran Secret Stone é uma joia que aumenta a quantidade de experiência recebida em batalha pelo personagem que a equipar.
*Para receber esse item no jogo, é necessária uma conexão com a internet.
*O item no jogo será adicionado automaticamente ao menu “Equipament” (Equipamentos) assim que você iniciar o jogo.
*Esse item também pode ser obtido ao progredir no jogo.
*Esse item pode ser vendido ou distribuído em uma data posterior.
O pai de FINAL FANTASY, Hironobu Sakaguchi, e o renomado compositor Nobuo Uematsu retornam para criar uma história de RPG original.
Mechteria, uma infestação mecânica mortal que rouba as emoções e a vida dos humanos, está engolindo o mundo aos poucos.
O protagonista, Leo, acorda em uma terra estranha com inúmeras máquinas. Em sua mente, só resta uma lembrança.
O mundo humano, ameaçado por mechteria… um mundo de máquinas, cheio de mistérios… e as dimensões invisíveis que existem além de ambos.
Usando o Warp Device que foi deixado para trás, Leo deve embarcar em uma jornada interdimensional para recuperar as lembranças perdidas e salvar o mundo da infestação de mechteria.