A Temporada 4 de Fall Guys vai introduzir o Squads Mode, uma nova maneira de jogar com uma equipe de 4 jogadores. Inicialmente disponível por duas semanas para julgar a reação dos jogadores, o modo reunirá 15 equipes (que podem ser montadas manualmente ou combinadas) e incluirá quase todos os eventos existentes do jogo – embora tenham pontuações diferentes do normal.
“A diferença crucial entre o Squads e o Fall Guys normal”, explica o designer-chefe do jogo Joe Walsh, “é que ser eliminado não o elimina completamente do jogo. Você só é eliminado se todo o seu esquadrão tiver um desempenho ruim em qualquer rodada. Nós todos já estivemos naquela situação em que nosso colega de equipe é eliminado na primeira rodada e eles têm que ficar sentados e ver você competir. E há essa pressão para ser tipo ‘bem, talvez devêssemos apenas voltar e ir para o menu principal e tentar novamente’. Isso permite que você basicamente atue como uma equipe”.
O Squads Mode instituirá um sistema de pontuação para a maioria das rodadas do jogo. Nas rodadas de corrida, os jogadores serão pontuados dependendo da posição em que cruzam a linha de chegada, com as equipes com menor pontuação geral eliminadas após todos os jogadores terem terminado. As rodadas de sobrevivência premiarão os jogadores com um ponto para cada segundo que sobreviverem, eliminando novamente as equipes com menor pontuação.
Talvez as mais interessantes seja o final – ainda dará a vitória ao último jogador em pé, ou ao primeiro a cruzar a linha, mas essa vitória agora vai para uma equipe inteira. Isso obviamente incentiva as equipes a trabalharem juntas para levar um jogador até o final da rodada: “então”, diz Walsh com um sorriso, “se sobraram três de vocês contra dois outros jogadores, pode valer a pena dois de vocês apenas indo lá para sabotar, basicamente se jogando fora e agarrando outras pessoas para sua destruição”. O elemento de equipe também significa que algumas rodadas normais de Fall Guys foram convertidas em rodadas finais tensas de equipe.
O modo muda a aparência de Fall Guys, mas não deve mudar muito sua economia. A Mediatonic não tem ainda uma decisão final sobre como o modo recompensaria os vencedores, mas, dado que é teoricamente mais fácil ganhar o jogo, Walsh disse que as recompensas deveriam ser “ligeiramente menores” do que o jogo principal – provavelmente usando o novo sistema de fragmentos de coroa.
Uma coisa que definitivamente será mais fácil, entretanto, é a conquista do troféu notoriamente mais difícil de Fall Guys. “Infalível” pede que você ganhe cinco episódios inteiros seguidos. As vitórias dos times contam agora para isso – “em teoria, tornamos quatro vezes mais fácil para as pessoas conquistarem esse troféu”, diz Walsh. “Eu disse em uma entrevista seis meses atrás, eu estava tipo ‘vamos tornar mais fácil com o tempo, para os jogadores conseguirem aquele troféu’. E é desse futuro que eu estava falando. Então, finalmente chegamos”.
A Temporada 4 de Fall Guys chega em 22 de março. Caso tenha perdido, confira alguns vídeos das novas fases da Temporada 4.