Como qualquer trabalho criativo, o desenvolvimento de jogos está em constante processo de refinamento e melhoria de suas ideias. Em uma série de postagens no Twitter, o diretor criativo da Mediatonic Jeff Tanton deu um pequeno exemplo do processo criativo por trás de um dos grandes sucessos de 2020, Fall Guys: Ultimate Knockout, inclusive os vários possíveis títulos que o jogo teve durante o seu desenvolvimento.
O jogo começou sendo chamado de Fool’s Gauntlet, uma proposta de uma página realizada pelo Game Designer líder do projeto, Joe Walsh. Apesar da ideia original ter algumas ideias que eventualmente estariam no projeto final, o primeiro esboço do jogo contava com um número maior de jogadores competindo em cada partida e com todos os participantes que sobrevivessem após um determinado número de rounds dividindo uma premiação de 1 milhão de ouro.
“Como vocês podem ver, nós fomos para um grande número redondo de 100 inicialmente, mas revisamos isso durante o desenvolvimento por vários motivos – um dos mais claros era que, após uma determinada quantidade, os jogos deixavam de ser visíveis ou divertidos”, Tantou explicou. Ele ficou tão impressionado com a proposta inicial do Walsh, a qual referenciava o programa de TV japonês Takeshi’s Castle como uma grande influência, que ele a enviou imediatamente para os fundadores da Mediatonic.
Um dia depois, a ideia foi expandida para um “documento de proposta” completo com artes iniciais feitas pelo artista conceitual Dan Hoang, o que estabeleceu a estética principal e os designs iniciais dos Fall Guys, competidores em formato de feijão que eram, nas palavras do Tanton, “heroicos em sua infatigabilidade”. Esses qualidades eram o que eventualmente levaram Fall Guys a ganhar esse nome, vencendo outros títulos de desenvolvimento como Stumble Chums.
A thread do Tanton conta com várias informações interessantes sobre o desenvolvimento do jogo como, por exemplo, o fato de Fall Moutain ter sido a primeira fase completa e que a Mediatonic a usou para vender o projeto para a Sony. Ele mostra também alguns protótipos de roupas e como a fase Tip Toe passou a ter duas soluções e não uma só.
Fall Guys: Ultimate Knockout foi lançado no dia 04 de agosto para PlayStation 4 e PC.