Final Fantasy XIV Endwalker

Durante a apresentação de Final Fantasy XIV prometida para hoje, a nova expansão Endwalker foi revelada e que será lançada na primavera brasileira de 2021. Veja o teaser trailer abaixo, porém tenha em mente que há spoilers das outras expansões.

Novos Jobs

Haverá também novos Jobs em Endwalker, um healer e um melee DPS. No trailer, temos Alphinaud, que é chamado de Sage e usa um conjunto de facas flutuantes com infusão de éter chamadas Nouliths. Ele começará no nível 70 sem nenhuma classe necessária, mas você precisa de pelo menos um outro job no nível 70 e possuir a expansão Endwalker.

O novo Job corpo a corpo DPS será revelado em maio durante o FFXIV Fan Fest digital.

História

O diretor e produtor Naoki Yoshida explicou a história criada e enfatizou que Endwalker é o final e a conclusão do atual arco da história FFXIV – um final para o que conhecemos como o mundo de Hydaelyn. Ele também disse que as coisas se fechavam, descrevendo-o como “um novo amanhecer” para a história.

Este será o FFXIV 6.0 e, como os jogadores sabem, a história geralmente continua após a expansão. No entanto, Endwalker terá uma conclusão completa, e a ênfase na lua pode nos dizer para onde vamos a partir daqui. O FFXIV 6.1 começará uma história totalmente nova separada do que foi construído desde 1.0 e 2.0.

Alguns novos recursos

Dos novos recursos que chegam ao Endwalker, o limite de nível está aumentando para o nível 90, como esperado. Também é dito que apresenta novas áreas “massivas” – a nova arte apresenta um ambiente exuberante de selva com uma cidade colorida e agitada no céu chamada Radz-At-Han, semelhante em tamanho a Eulmore de Shadowbringers. A região de Thavnair, que fica próxima à versão de Dalmasca da FFXIV, possui clima tropical e cultura diferente das demais regiões do mundo.

Também foi confirmado que uma das principais regiões em que você estará é Garlemald, o coração do Império Garlean. Ele está absolutamente destruído em Endwalker, no entanto.

Os fãs de Final Fantasy X reconhecerão um novo inimigo apresentado nesta nova expansão: Anima, que foi recriado pelo designer original para FFXIV. A arte conceitual para novas masmorras também foi revelada, todas com designs bem diferentes.

Outra série de raid de 8 jogadores high-end teve teaser – é chamada Pandaemonium, e a arte apresenta a semelhança do antigo adversário asciano Lahabrea. Também contará uma história única e separada para FFXIV.

Uma nova raid alliance de 24 jogadores foi confirmada. Diz-se que fornece várias respostas para os mistérios remanescentes sobre o mundo de Hydaelyn, o que pode significar que não será uma série de raid crossover de franquia.

O sistema Trust, que permite que você leve personagens centrais para as masmorras como companheiros de IA no lugar de jogadores reais, está recebendo uma atualização – Estinien, que foi apresentado pela primeira vez em Heavensward, será um aliado dos Scions e estará disponível no sistema Trust.

Island Sanctuary é um recurso totalmente novo no Endwalker, descrito como uma forma de “vida lenta” e não é apenas para artesãos e coletores e voltado para todos os jogadores. Você fará coisas como criar animais e cultivar um terreno aberto em uma ilha deserta.

O FFXIV 6.0 adicionará uma nova área residencial para expandir as oportunidades de habitação, desta vez em Ishgard, como uma forma de vincular o conteúdo do The Firmament e do Ishgard Restoration. A moradia não estará disponível até o patch 6.1, mas os jogadores podem olhar para o terreno no início do 6.0.

Mudanças no Sistema de Batalha

Alguns ajustes estão alinhados para o sistema de batalha central em FFXIV. A primeira é a redução de valores e números de danos em combate. Através das expansões, o dano e a potência de ataque aumentaram gradualmente à medida que os jogadores se tornaram mais poderosos. No entanto, a redução da escala ajuda nos cálculos e evita o overflow e bugs no backend. As mudanças serão proporcionais para não alterar o funcionamento do sistema de combate.

Isso também ajuda nos cálculos de inimizade, o que pode criar problemas para os Tanks. A análise numérica consolidará o texto voador para números de danos e reduzirá o pool de HP para chefes junto com todo o resto.

As mudanças virão com a forma como os níveis e estatísticas dos jogadores aumentam do nível 51 para 80, essencialmente comprimindo a taxa em que os jogadores ficam mais poderosos, o que significa que a eficácia do inimigo será dimensionada de acordo. Os valores dos pontos de experiência serão compactados junto com os pontos de experiência necessários para subir de nível também.

Por último, Belts estão sendo removidos inteiramente do jogo no início da atualização 6.0 – é uma peça de engrenagem de armadura, que na verdade já foi removida da aparência do seu personagem.

Data Center Travel

Atualmente, os jogadores de FFXIV podem viajar entre diferentes servidores dentro de seus centros de dados, mas não para outros centros de dados. No entanto, o sistema de viagens do data center chegará a FFXIV no futuro.

Versão para PlayStation 5

Enquanto FFXIV pode ser reproduzido por retrocompatibilidade, uma versão específica do PS5 está chegando. Estará em beta aberto a partir de 13 de abril deste ano e contará com resolução 4K, tempos de carregamento mais rápidos, efeitos visuais mais detalhados e uma taxa de quadros melhorada. Haverá duas opções, no entanto: resolução nativa total de 4K ou um modo de taxa de quadros superior com resolução de 1440p. Atualizações contínuas de gráficos e performances serão lançadas em patches futuros.

Os jogadores que possuem uma licença registrada para o jogo no PS4 poderão atualizar e acessar a versão PS5 gratuitamente. Não foram fornecidos mais detalhes sobre como o processo funcionará.