Expansão A Estrige Soberana de Destiny 2 é adiada para 2022; crossplay chega em 2021

Destiny 2

O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo. O crossplay chegará na primavera brasileira de 2021.


Olá, Guardiões!
Como alguns de vocês já sabem, eu não trabalhava em Destiny antes do lançamento do jogo em 2014. Eu comecei como Guardião. Fiquei viciado na Câmara de Cristal, tentando conseguir minha Verdade no Anoitecer, e confesso que às vezes trolava meu esquadrão ativando minha Guarda do Amanhecer em momentos inoportunos.
Depois de jogar por algumas semanas, eu sabia que faria o que quer que fosse preciso para trabalhar no jogo. Destiny mudou a minha vida. Na época, eu sabia que a Bungie tinha apenas começado sua jornada rumo ao que Destiny poderia ser – e ao que poderia vir a significar – para muitos Guardiões como eu. Quando entrei na Bungie pela primeira vez, A Escuridão Subterrânea tinha acabado de ser lançada e a equipe já estava pensando grande, fazendo planos ambiciosos para o futuro. Era evidente que todo mundo na Bungie amava Destiny de paixão e acreditava no futuro do jogo tanto quanto eu.
Aí chegamos nos dias de hoje. A Temporada dos Seletos foi lançada e é incrível ver o quanto o jogo evoluiu. No momento, meu Guardião está arrasando nos Campos de Batalha, aperfeiçoando um estilo de jogo para os Setores Perdidos nível Mestre, dourando títulos, fazendo desafios sazonais, buscando catalisadores para as armas exóticas mais excepcionais que já adicionamos ao jogo e desfrutando da maior progressão narrativa de todas as temporadas. Fico comovido ao pensar que boa parte desses sistemas e desse conteúdo não existia há um ou dois anos ou até mesmo há um mês.
Embora o trabalho hoje em dia envolva chamadas de vídeo com participação dos filhos e animais de estimação, o que continua a me motivar e me comover desde o meu primeiro dia na empresa é a forma em que essa equipe continua vendo Destiny sob novas perspectivas. Nossa equipe enxerga possibilidades em todos os níveis de Destiny, e trabalhar nesse jogo realmente transformou a vida de muitos de nós. Um jogo que cria amizades e às vezes as desfaz temporariamente, um catalisador de memórias e o lar do universo que amamos. Temos a sorte de estar aqui e de poder compartilhar esses momentos com vocês.
Destiny tem muito a oferecer a vários tipos de jogadores, e tem um significado diferente para cada um. É um jogo complexo, intrincado e exigente que oferece um desafio incrível de se encarar. Por maior que seja o escopo de Destiny, nós acreditamos que esse jogo maravilhoso ainda tem muito potencial a ser explorado, histórias a serem concluídas e novos enredos a serem adicionados, motivando-nos a aprimorá-lo a cada semana, temporada e ano.

A ESTRIGE SOBERANA, SOMBRA E ALÉM

No inverno passado, nós divulgamos nossas ambições para a próxima era de Destiny 2 e anunciamos a conclusão do arco da história, começando com Além da Luz e seguindo para A Estrige Soberana e Sombra. Quando começamos a produção de A Estrige Soberana ano passado, tomamos a difícil, porém importante decisão de adiar seu lançamento para o início de 2022. Além disso, percebemos que precisávamos de mais um capítulo ainda não anunciado após Sombra para concluir nossa primeira saga de Destiny.
Fazia tempo que estávamos pensando em mudar o lançamento anual de Destiny para a primeira metade do ano, sobretudo para prezar a saúde da equipe, mas A Estrige Soberana e a ausência de restrições causadas por expectativas nos permitiram tomar essa decisão antecipadamente por três importantes motivos:
  • A Estrige Soberana representa uma evolução importante da história atual de Destiny 2. Além da Luz estabeleceu os alicerces e nos permitiu juntar os mundos de Destiny e Destiny 2, mas A Estrige Soberana trará à tona uma narrativa fortemente interligada com Sombra e Além que será diferente de tudo que já fizemos antes, com personagens, arcos, heróis e vilões que continuarão presentes em vários lançamentos futuros. Acima de tudo, a conclusão desses conteúdos também concluirá a “Saga da Luz e Treva”, o conflito que apresentamos junto com o lançamento de Destiny tantos anos atrás. Ao desenvolvermos A Estrige Soberana, percebemos a necessidade de fazer com que esse conteúdo fosse o primeiro de muitos momentos cruciais para a história de Destiny. Com tanta coisa levando aos acontecimentos de A Estrige Soberana e dependendo deles, queríamos nos certificar de que teríamos tempo suficiente para construir essa jornada do jeito certo, começando com um primeiro capítulo incrível em A Estrige Soberana.
  • Agora que existe um comprometimento em fazer de Destiny um mundo em eterna evolução, queremos garantir que a base sistêmica de Destiny 2 continue sendo atualizada para permitir que ela comporte tudo o que queremos fazer no futuro. Nossa visão central de Destiny 2 ainda é a mesma – um MMO de ação definitivo com uma comunidade global unida que lhe permite jogar com seus amigos em qualquer lugar do mundo. Em 2021, isso se dará com uma melhoria na atualização do sistema de armas e armaduras de Destiny, um refinamento da nossa visão para o PvP e a implementação de transformação cosmética e jogo entre plataformas. Vejam mais detalhes abaixo.
  • A última e principal razão é o nosso orgulho de sermos inflexíveis quando se trata do nosso comprometimento com o bem-estar das nossas equipes. Com o COVID-19 nos mantendo afastados do escritório e a grande quantidade de trabalho com que temos que nos preocupar, tivemos que adiar a data para garantir que tanto as atualizações deste ano quanto A Estrige Soberana sejam lançadas com a qualidade que almejamos e em uma programação que faça sentido para todos os envolvidos.
Nós levamos essa decisão muito a sério. Acreditem, quando vejo o progresso de A Estrige Soberana de perto, não há ninguém mais ansioso para o lançamento desse conteúdo do que eu. Mas, no final das contas, nós sabemos que temos a motivação certa para tomar essa decisão para A Estrige Soberana e para os capítulos futuros de Destiny 2, colocando nossa equipe em primeiro lugar e o nosso jogo no patamar de qualidade que almejamos.
No fim do inverno deste ano, teremos mais detalhes para compartilhar sobre A Estrige Soberana e além.
Mas, por hoje, precisamos falar sobre o que vai acontecer em 2021.
Vamos ao que interessa.

RECOMPENSAS QUE VALEM A PENA

Na 11ª Temporada, nós apresentamos os limites de infusão, criados para manter os equipamentos de Destiny atualizados a cada novo lançamento e para estabelecer um bom ecossistema para os nossos conteúdos mais ambiciosos. Embora ainda acreditemos nesses objetivos, é evidente que nossa execução foi falha.
Os limites de infusão nos ajudaram a alterar o meta de forma significativa em Além da Luz e a criar um sistema de recompensas que pudesse ser balanceado e monitorado, mas esse sistema também fez com que nossas recompensas parecessem ter data de validade e com que a jogabilidade do nosso conteúdo clássico parecesse superficial. Queremos que as recompensas obtidas em Além da Luz e nas temporadas subsequentes sejam ferramentas valiosas para usar nos desafios incríveis de A Estrige Soberana. Por isso, faremos uma mudança.
Decidimos que qualquer arma ou armadura que possa ser infundida até seu Poder máximo atualmente continuará podendo atingir o Poder máximo permanentemente. A partir da 14ª Temporada, não haverá mais limites de infusão para quaisquer armas ou armaduras que ainda não tiverem atingido o limite no início da 13ª Temporada. Isso significa que seu Fiduciário, sua Fio da Guilhotina e todas as armaduras poderosas que tiver obtido este ano poderão ser usados na incursão de A Estrige Soberana.
Embora acreditemos ser necessário arrumar um método para alterar o meta nas atividades mais desafiadoras de Destiny, não achamos que limites de infusão sejam a resposta. Este ano, vamos nos empenhar para pesquisar e validar um plano de criação de um sistema novo e balanceável para os nossos conteúdos mais ambiciosos, garantindo que ele não faça com que as nossas recompensas pareçam vir com data de validade. Aprendemos muito este ano e não queremos procurar o melhor plano com pressa, então não conte com mais novidades sobre o assunto antes do lançamento de A Estrige Soberana.
Agora que nossas armas deixarão de ter limites de Poder, teremos que analisar mais variáveis no balanceamento das nossas temporadas e lançamentos futuros, o que provavelmente resultará em ajustes nos nossos eventos PvP e PvE mais fora da curva. Estou falando de vocês, Felwinter e Célula de Inteligência Bélica.
Essa é uma grande mudança para Destiny e a decisão foi tomada com muita seriedade. No entanto, acreditamos que não há nada mais importante em Destiny do que acertar nossas recompensas.

DOMÍNIO TOTAL

Agora que falamos sobre as recompensas, vamos falar de Poder. Ano passado, iniciamos um sistema em que o limite geral de Poder aumentava em 50 a cada temporada. Ainda que isso tenha ajudado a garantir que os limites de infusão alterariam o meta, isso também fez com que cada temporada parecesse zerar o Poder acumulado anteriormente.
Para resolver isso, vamos testar um novo limite de nível de Poder. A partir da 14ª Temporada, o limite de Poder aumentará em apenas 10 a cada temporada que não incluir uma expansão. Isso significa que, se chegar ao nível máximo de Poder na 13ª Temporada, você já estará na faixa superior de Poder quando a temporada seguinte começar. Esse aumento de Poder provavelmente parecerá normal para quem jogou a Temporada da Alvorada ano passado, e estamos empolgados para ver como essa progressão funcionará com nossos novos sistemas.
Acreditamos que essa mudança facilitará ainda mais o aproveitamento de Destiny a cada temporada, sem eliminar o elemento de RPG de busca de Poder quando lançarmos A Estrige Soberana.

ANJOS DA MORTE

Como muitos de vocês, eu sou apaixonado pelo PvP de Destiny 2, e é evidente que não temos passado uma mensagem consistente sobre esses modos. Por isso, eu gostaria de compartilhar nossa visão em alto nível para o Crisol.
A competição direta entre os jogadores é uma parte essencial de Destiny e representa uma oportunidade de demonstrar o domínio do seu Guardião e a força do seu arsenal contra os outros jogadores.
É um conceito simples, mas crucial para tornar o jogo mais real para jogadores em busca de um modo no qual as recompensas obtidas, habilidades demonstradas e estilo de jogo do Guardião importem. Então, vamos falar do que será feito no PvP este ano, começando pelas nossas duas prioridades: melhorar o balanceamento da jogabilidade em sandbox no Crisol e aprimorar as experiências dos nossos modos de jogo mais ambiciosos.
Quando se trata de atualizações de balanceamento, podemos dividi-las em três categorias principais.
Primeiramente, na 15ª Temporada, o uso da 3ª pessoa para obter vantagem nos Desafios e modos Competitivos será abordado. Nesses modos, os gestos serão desabilitados e os jogadores não poderão sacar uma arma em terceira pessoa se não houver munição para ela. Experiências em terceira pessoa fazem parte daquilo que torna a jogabilidade de Destiny tão incrível, mas ficou claro que essas mecânicas estavam sendo usadas de formas indevidas em nossas arenas mais competitivas. Esse é um problema difícil de se resolver no complexo sandbox de Destiny, mas acreditamos que isso seja um bom começo.
Em segundo lugar, nas próximas temporadas, haverá mudanças nas subclasses de Estase e Luz para que as subclasses fiquem mais balanceadas no Crisol. Ao longo da 13ª e 14ª Temporadas, o desempenho da Estase no Crisol será ajustado para nivelar sua efetividade com as outras subclasses de Luz. Vejam a seguir algumas mudanças que virão com as atualizações desta Temporada e da próxima:
Titã Colosso: 

  • Menor redução no dano de super.
  • Aumento do custo de energia de super para realizar ataques leves.
  • Remoção da área de efeito de congelamento ao usar o super.
  • Redução da eficácia de deslocamento do Assalto Arrepiante durante a desaceleração.

Caçador Regressante: 

  • Redução do dano e do rastreamento da Lâmina Debilitante.
  • Redução dos acúmulos de desaceleração aplicados nos alvos.
  • Remoção da redução de dano do Mergulho Estilhaçante.

Arcano Elo das Sombras: 

  • Correção do erro que impedia que os Raios Álgidos rastreassem os alvos imediatamente após serem criados.
  • Correção do erro que impedia que os projéteis do super de Elo das Sombras rastreassem os alvos após uma certa distância.

Geral: 

  • Redução do dano do estilhaçamento de cristal.

Na 15ª Temporada, faremos ajustes gerais na Estase, como aumentar a redução de dano durante congelamento para prover mais capacidade de sobreviência para a vítima.

Após esses ajustes na Estase, a 15ª Temporada também trará ajustes nas subclasses de Luz e o lançamento de um conjunto de bônus específicos para as especializações menos utilizadas. O objetivo dessas mudanças é manter a eficácia da Estase no PvE e nivelar seu uso no PvP com o uso das outras habilidades de Luz.

Por fim, planejamos continuar ajustando o desempenho dos arquétipos de arma e apresentando novas vantagens que alterem o meta no Crisol. Acredito que a equipe fez um ótimo trabalho nesse quesito nos últimos meses, introduzindo mudanças de balanceamento para todas as fases das temporadas, e queremos continuar nesse caminho para diversificar os tipos de equipamento disponíveis a cada temporada. Além disso, na 15ª Temporada, também pretendemos fazer ajustes nos índices de uso geral das habilidades para garantir que o uso de armas continue sendo essencial no Crisol.
É claro que o balanceamento da jogabilidade só importa quando o jogo em si é justo e, infelizmente, ainda temos problemas consideráveis com trapaças, principalmente no PC. Estamos sempre trabalhando para manter a segurança à medida em que surgem novas brechas no jogo e, como sempre, não queremos falar muito sobre essas melhorias para não dar munição aos trapaceiros. Algumas melhorias que podemos mencionar são:
  • Pretendemos praticamente dobrar o tamanho da equipe de segurança de jogo da Bungie este ano, demonstrando nosso comprometimento permanente com um jogo limpo.
  • Começamos a conduzir pesquisas regularmente para melhor entender as experiências dos jogadores com trapaças e medir o nosso progresso. Esses novos dados enriquecem nosso fluxo já existente de relatórios dos jogadores (obrigado por enviá-los!) e instrumentação do jogo. Se receberem uma dessas pesquisas, pedimos que vocês compartilhem suas experiências para nos ajudar a combater as trapaças.
  • Demos início a uma estratégia agressiva de ações judiciais contra desenvolvedores de trapaças. Talvez vocês tenham visto notícias sobre algumas das nossas primeiras ações; saibam que continuaremos indo atrás daqueles que tentam prejudicar quem joga limpo e que faremos uso de todas as ferramentas ao nosso dispor tanto individualmente quanto em parceria com outros estúdios.
Divulgaremos mais notícias sobre segurança quando pudermos.
Além do balanceamento da jogabilidade e da segurança, também queremos fazer ajustes nas estruturas dos nossos modos PvP mais ambiciosos para melhorar a experiência dos jogadores.
Primeiramente, queremos reestruturar as recompensas dos Desafios de Osíris e os sistemas de organização de partida, com mudanças previstas para o fim deste ano. Com essa atualização, temos o objetivo de abordar as seguintes questões:
  • Melhorar a qualidade da organização de partida dos Desafios, incentivando mais pessoas a participar e definindo melhor a separação dos níveis e habilidade.
  • Reestruturar as recompensas dos Desafios para que mais jogadores se sintam motivados a continuar progredindo com seus cartões por mais tempo. Nossa estrutura atual incentiva a reciclagem dos cartões após uma única derrota, o que significa que as primeiras partidas do seu cartão dos Desafios provavelmente serão muito difíceis. Queremos construir uma estrutura de recompensas que continue a incentivar jogadores habilidosos a seguir progredindo com seus cartões mesmo após uma derrota, permitindo que mais jogadores consigam obter 3-5 vitórias.
  • Investigar oportunidades para a participação regular de jogadores solo nos Desafios. Acreditamos que, além de melhorar a organização de partidas, isso também incentivará mais jogadores a participar dos Desafios e, com sorte, formar conexões sociais com outros amantes de PvP.
Depois dos Desafios, nosso objetivo será realizar um ajuste de escopo semelhante na Bandeira de Ferro. Embora haja muito a ser feito na manutenção do Crisol, queremos começar focando nossos esforços no balanceamento geral do PvP e nos nossos modos mais ambiciosos.

VINGANÇA DE PRAEDYTH

Na Temporada 14, a Câmara de Cristal estará de volta. A equipe terá muitas coisas para contar antes do lançamento, mas há alguns detalhes que eu gostaria de esclarecer agora. Nossa intenção com a reintegração de materiais do Cofre de Conteúdo de Destiny é conservar a essência do conteúdo de que vocês se lembram e atualizá-lo para adequá-lo aos padrões de dificuldade e incursão de Destiny 2. Dessa forma, ainda que a experiência de alto nível seja a mesma, vocês provavelmente encontrarão algumas novidades quando adentrarem as profundezas de Vênus neste inverno.
A Câmara de Cristal também contará com um modo Disputa nas primeiras 24h após seu lançamento e uma corrida pelo título de Primeiros do Mundo. Por ser uma incursão reprisada, o título de Primeiros do Mundo será um pouco diferente. Além de concluir a incursão, os jogadores que quiserem conquistar esse título também terão que completar uma lista de triunfos desafiadores. E, embora somente um esquadrão possa levar o título, a Bungie Rewards oferecerá diversas oportunidades aos jogadores de conseguir a possibilidade de comprar espólios incríveis na vida real.
Mais uma coisa. Antes do fim do ano, também pretendemos adicionar uma dificuldade de Mestre à Câmara de Cristal. Ficamos muito empolgados ao ver como as dificuldades de Mestre e Grão-mestre modificaram os assaltos do Anoitecer, aumentando a potência do combate e a importância de uso das mecânicas. Queremos que todas as nossas futuras incursões e masmorras ofereçam versões em dificuldade de Mestre e permitam a obtenção de equipamentos adeptos de incursão, e, ainda que não seja possível prometer uma data para o lançamento da Câmara de Cristal de Mestre na 14ª Temporada, pretendemos dedicar nosso tempo ao desenvolvimento de uma estrutura sustentável que permita lançar essas versões de forma menos espaçada no futuro.

REENCONTRANDO ADELAIDE

Na 14ª Temporada, Ada-1 voltará para a Torre e trará consigo a possibilidade de transformar qualquer armadura das Coleções em um ornamento universal. Em Destiny 2, essa transformação cosmética será chamada de “Síntese de Armadura”.
A cada temporada, Ada oferecerá um conjunto de contratos com foco em diversos tipos de atividade. Os jogadores poderão concluir essas jornadas para receber os materiais necessários para ligar o tear de Ada, que é capaz de transformar qualquer peça de armadura em um ornamento universal permanente. Jogadores com tempo limitado também poderão comprar medalhas de Síntese com Prata.
Após adquirirem alguns ornamentos universais novos, vocês poderão acessar a nova tela de aparência no menu de personagem para gerenciar os ornamentos de todos os seus equipamentos em um só lugar. Vocês também descobrirão que, nesse menu, é possível aplicar tonalizadores individualmente ou em todas as suas peças equipadas com um só clique. Para fazer com que fique ainda mais fácil experimentar vários visuais novos na 14ª Temporada, também fizemos com que os tonalizadores possam ser desbloqueados permanentemente, ou seja, vocês não precisarão mais mantê-los nos seus inventários.
No início da 14ª Temporada, um estoque inicial de materiais de Síntese será dado como recompensa pela conclusão da jornada introdutória sazonal. Sabemos que muitos jogadores estão à espera da Síntese há um bom tempo, e queremos permitir que eles criem novos visuais para sair exibindo por aí!

DISPAROS COMBINADOS

Ainda temos alguns tópicos rápidos para abordar, mas eu queria me certificar de dar o devido reconhecimento à nossa fantástica equipe aqui da Bungie. É extremamente difícil fazer um jogo assim em casa, mas a equipe trabalha todos os dias com um entusiasmo e talento sem igual. Um dos motivos é que a nossa equipe é repleta de Guardiões: conquistadores, frequentadores do Farol, conhecedores da história e pessoas que adoram encarar uns assaltos com a família. Tudo o que fazem é porque eles acreditam que Destiny 2 tem o potencial de ser o maior MMO de ação dos consoles e do PC por muitos e muitos anos. Então, sem estragar nossos planos para A Estrige Soberana e além, vamos falar de mais algumas coisas nas quais nossa equipe está trabalhando este ano.
  • O jogo entre plataformas chegará para todos na 15ª Temporada. Faremos algumas tentativas internas e testes em alfa na 14ª Temporada para nos preparar para um lançamento geral nesta primavera. Com o jogo entre plataformas, será possível jogar com todos os seus amigos independentemente da plataforma de sua preferência. E não se preocupe, pois não colocaremos jogadores de console e de PC juntos no Crisol, a menos que os jogadores de PC convidem seus amigos que jogam em console para participar de partidas desse modo.
  • Alguns devem ter notado que a Ikora Rey não tem estado muito presente em Destiny 2 nos últimos tempos. Nós também estamos com saudades dela. Além de estar de volta na 14ª Temporada, Ikora também terá um papel central em A Estrige Soberana.
  • Em Além da Luz, nós introduzimos as subclasses de Estase. Assim como a subclasse Solar, de Arco e de Vácuo, a Estase continuará evoluindo para se tornar um tipo de dano com suporte completo. Na 15ª Temporada, introduziremos a primeira rodada de armas lendárias energéticas e potentes de Estase. Mais informações serão divulgadas no decorrer dos próximos meses.
  • Mais recentemente, na 13ª Temporada, foi lançada a primeira fase do nosso novo sistema de títulos dourados, no qual os jogadores podem dourar títulos das atividades principais, como os títulos Conquista, Inquebrável, Dredgen e Impecável, a cada temporada. Na 14ª Temporada, lançaremos a segunda fase da douração de títulos. Quando um título for dourado, também será indicado o número de vezes que esse título foi dourado anteriormente.

Não consigo expressar o quanto eu estou empolgado para os planos que a equipe tem para este ano e além. O que estamos fazendo este ano tem a meta de multiplicação do nosso potencial para os anos futuros e, embora eu tenha prometido não estragar as revelações de A Estrige Soberana que serão divulgadas posteriormente este ano, eu sinto que estou devendo um presentinho para vocês depois de fazê-los ler todo este texto. Então, aqui vai um conceito inicial de um dos conjuntos de armadura incríveis que vocês poderão obter no nosso próximo lançamento anual.

Obrigado por lerem.

Joe “Joegoroth” Blackburn
Diretor Assistente de Jogo de Destiny 2