Exoprimal é um caso, no mínimo, curioso. À primeira vista nada parece fazer muito sentido e, talvez, maluco até demais para ter algum resultado quando vemos dinossauros em quantidade exagerada caindo de uma fenda temporal e destruindo tudo pelo caminho. Felizmente, o resultado foi bem positivo após algumas partidas do Beta aberto antecipado e, também, mostrou que o jogo realmente é funcional e bastante divertido.
Se você ainda não assimilou muito bem a proposta de Exoprimal, o jogo entrega partidas Jogador x IA x Jogador, colocando uma equipe de jogadores usando exoesqueletos contra hordas de dinossauros em objetivos mistos. Ao menos no Beta, o modo disponibilizado foi o Sobreviência Jurássica, colocando duas equipes de jogadores enfrentando dinossauros e cumprindo objetivos de forma separada entre si, sendo apenas PVE até o penúltimo objetivo. No fim, há um objetivo conjunto que as duas equipes precisam disputar juntas para definir a vencedora, tentando ser mais rápida que a equipe inimiga e ainda enfrentando as horas de dinossauros.
Confesso que é confuso a princípio e mesmo o tutorial só vai te ensinar o básico do uso de alguns exoesqueletos. A dinâmica das partidas consiste em equilibrar os times com tipos diferentes de armaduras, como um Healer e um Tank sempre presentes, assim como tentar ser o mais rápido possível e concluir os objetivos antes da outra equipe. Ser mais rápido vai te garantir chegar ao objetivo final antes da equipe adversária e, assim, ter uma vantagem para a conclusão da partida.
Os exoesqueletos são bem variados, com bastante diversidade de opções únicas para ataque de cada um e também um equipamento extra que pode ser equipado em qualquer tipo possível. Dediquei ao menos 5 partidas para entender 3 tipos de exoesqueletos e parece não ter sido suficiente, deixando o jogador instigado para testar combinações de vários tipos em situações de combate diferentes que vão surgindo.
Realmente incentivo a todos testarem o beta quando estiver aberto e aproveitar para tirar suas próprias conclusões. A jogabilidade é acelerada e combate frenético ao extremo, garantindo doses de diversão que não esperava ao ver apenas os trailers antes. Exoprimal também vai exigir um teamplay sempre e coordenação entre equipe para partidas mais fáceis, mas também não impede que um bando de solitários se juntem e consigam ser efetivos, tanto no PVE quanto no PVP, já que o objetivo fica sempre acima das conquistas pessoais de cada partida.
Apesar da proposta excêntrica em Exoprimal e o pouco entendimento do público apenas pelas informações liberadas antes, a beta acabou por propiciar uma impressão que seria quase impossível antes. Ver um jogo com a proposta totalmente diferente conseguir ser divertido e empolgante, com potencial para ainda mais, é quase uma grande novidade hoje em dia e dá ao título da Capcom algo para ser uma das surpresas do ano.
Impressões do teste beta foram realizadas no PS5 com um código fornecido pela Capcom.
Exoprimal será lançado em 14 de julho para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC. O teste beta aberto acontece neste fim de semana, de 17 a 19 de março.