A Sharkmob pretende lançar em breve o seu novo título Exoborne. A desenvolvedora, conhecida por Bloodhunt, conversou com o PSX Brasil sobre seu novo jogo e as suas ambições.
As pessoas que responderam são Martin Hultberg (CMCO & Co-fundador da Sharkmob), Petter Mannerfelt (Diretor Criativo e Co-fundador da Sharkmob) e Rodrigo Cortes (Diretor de Arte do Estúdio & Co-fundador da Sharkmob).
PSX Brasil: Bloodhunt foi um jogo produzido por vocês também (e que acredite; jogamos muito!). Podem nos dizer o quanto o desenvolvimento e o suporte a ele influenciou Exoborne?
Martin Hultberg: Aprendemos muitas lições com Bloodhunt, que levamos para o desenvolvimento de Exoborne, bem como para todos os nossos projetos futuros. Como desenvolvedores, aprendemos com todos os nossos projetos e carregamos esse aprendizado conosco. Para nós, como estúdio, obtivemos insights significativos sobre nosso fluxo de trabalho, os detalhes intrincados nos bastidores e domínio do Unreal Engine. Além disso, agora temos uma experiência valiosa na execução de um jogo como serviço, no envolvimento com a comunidade, no gerenciamento da cadência de atualizações e muito mais.
Infelizmente, nem todas as lições puderam ser aplicadas ao Bloodhunt, pois era tarde demais, mas nós as implementamos em Exoborne desde o início. Por exemplo, um dos desafios do Bloodhunt era o “nível de habilidade” – a diferença entre jogadores habilidosos e menos habilidosos. Era crucial ter boas habilidades de pontaria, tornando muito difícil para jogadores não qualificados conseguirem derrotar seus oponentes.
Exoborne, por outro lado, concentra-se na ação tática e de suspense em um mundo aberto. Isso significa que os jogadores podem usar táticas e astúcia para aumentar suas chances de vitória, enquanto mantêm a emoção de um mundo muito vertical e uma jogabilidade impulsionada pelas Forças da Natureza. Exoborne não se trata apenas de mirar, mas de aproveitar o ambiente, adaptar suas táticas às mudanças nas condições e utilizar as forças mortais da natureza em seu benefício.
PSX Brasil: Ainda sobre Bloodhunt, atualmente o jogo está com um suporte simples, sem grandes conteúdos. Com Exoborne chegando, como ficará Bloodhunt? Há algum risco de seus servidores fecharem?
Martin Hultberg: Enquanto as pessoas continuarem jogando, manteremos os servidores funcionando. Infelizmente, não podemos fornecer novos conteúdos. No entanto, é ótimo para nós, como desenvolvedores, ver que os jogadores ainda gostam do jogo.
PSX Brasil: Para o jogador que está interessado em Exoborne, mas continua indeciso em experimentá-lo, o que você diria a ele?
Petter Mannerfelt: Eu provavelmente lhe faria a seguinte pergunta. Você já se perguntou como é ter um tiroteio em um tornado? Nós também. Nossa resposta? Exoborne!
Exoborne oferece a emoção de uma mecânica de alto risco e alta recompensa, mas com menos frustração a longo prazo do que outros títulos. Pensamos muito em como podemos mitigar os riscos de longo prazo e garantir que você sempre tenha uma maneira de se recuperar. Embora não possamos garantir que você nunca perderá uma partida – esse é o cerne de um jogo PvP – podemos garantir que Exoborne lhe proporcionará momentos incríveis de Hollywood, sobre os quais você continuará conversando com seus amigos mesmo após sair do jogo.
Graças ao que chamo de caos sistêmico no mapa criado por nossas Forças da Natureza, os duelos PvP e eventos públicos deixarão você sem palavras com o que acabou de vivenciar – seja bom, ruim ou engraçado. Por exemplo, outro dia, durante uma partida de teste, fiquei um pouco arrogante e pensei que poderia enfrentar a tempestade direto para o Dropship, onde o resto da minha equipe estava esperando. Bem, acontece que você pode ser jogado na pá do rotor e, acredite, ouço isso todos os dias pelos caras.
Então misture a emoção de um jogo de tiro de extração com incrível verticalidade, movimento e condições variáveis no campo de batalha que permitem que você escolha suas táticas, mas que também irá confrontá-lo com situações loucas e inesperadas. O resultado dessa combinação é Exoborne.
PSX Brasil: Exoborne terá um sistema de passe de batalha? Cosméticos pagos? Ou seja, a monetização será apenas cosmética ou há outros planos? É claro, estamos assumindo que o jogo será gratuito!
Petter Mannerfelt: Exoborne será um jogo premium e não gratuito. O jogo virá com recursos de live service e atualizações de conteúdo. Compartilharemos mais detalhes sobre todos esses elementos posteriormente, junto com os preços.
PSX Brasil: A força da natureza parece ser um foco central de Exoborne. Como ela afeta o gameplay diretamente, além de afetar o “loot” e o ambiente? Um furacão pode matar o jogador, por exemplo? Gostaríamos de saber das consequências de enfrentar a Mãe Natureza e não apenas de encarar os outros jogadores.
Petter Mannerfelt: Ótima pergunta! Deixe-me dar um contexto primeiro. As Forças da Natureza fornecem o cenário para o nosso mundo, são o elemento central do jogo e embora você possa aproveitá-las, elas também fornecem o elemento inesperado em cada partida que pode virar o jogo rapidamente – e, sim, elas são mortais.
É um mundo perigoso no qual você participa. Mas você é um Reborn, um rebelde que se levanta contra o Rebirth, a empresa que desencadeou o apocalipse sobre nós. Como um Reborn, você não é apenas a última esperança da humanidade, mas também um dos poucos escolhidos que podem usar os poderosos Exo-Rigs.
Esses Exo-Rigs são essencialmente a sua plataforma para fazer escolhas táticas antes da partida. Eles estão disponíveis em três classes de peso e cada plataforma tem suas próprias habilidades exclusivas vinculadas à sua classe. Todos os Exos possuem gancho, pára-quedas e permitem que você não sofra danos de queda, além de slots que permitem adicionar mods e novas habilidades ao seu Exo.
Algumas dessas habilidades estão diretamente ligadas a forças específicas da natureza. Por exemplo, você pode ter a capacidade de sobreviver a um raio ou, para responder à sua pergunta, ancorar-se e entrar em um tornado sem ser levantado imediatamente. Isso pode lhe dar uma vantagem em combate ou, se você tiver o equipamento errado, pode matá-lo. Cada Exo pode sobreviver a um tornado por muito mais tempo do que um humano desprotegido, mas eventualmente você sofrerá danos e morrerá.
As sinergias entre os Exo-Rigs e o mundo destruído, com suas forças furiosas da natureza, são o núcleo da nossa jogabilidade. Nós nos inspiramos nas fantasias de super-heróis e em nosso jogo anterior, Bloodhunt, para garantir que os Exo-Rigs façam você se sentir poderoso em combate e capaz de movimentos fantásticos.
Tal como acontece com todas as coisas em Exoborne, trata-se de equilibrar risco e recompensa. Embora as Forças da Natureza aumentem drasticamente o seu risco, elas também sempre oferecem a chance de descobrir itens melhores ou até mesmo carregar recursos raros que você pode precisar para atualizar seu equipamento. A escolha, até certo ponto, é sua!
PSX Brasil: Qual é o tempo médio de uma partida de Exoborne?
Petter Mannerfelt: É difícil dizer exatamente, pois depende dos seus objetivos. Você pode entrar, encontrar o que procura e sair em apenas 5 minutos. No entanto, temos algo chamado Rastro de Renascimento. Basicamente, assim que você entra no mapa, um sistema de rastreamento no seu Exo-Rig é ativado. Depois de um certo tempo, todos no mapa serão notificados sobre sua localização e um segundo cronômetro, o Killswitch, será ativado. Você pode estender o Rastreamento de Renascimento completando certas missões ou eventos públicos no mapa, mas nunca poderá pará-lo completamente. Este sistema leva os jogadores à ação e mantém a partida envolvente para todos os participantes.
O jogo não utiliza um sistema de match-based, a não ser que você jogue em equipe. Os servidores funcionam por várias horas e você sempre entrará em uma sessão ao vivo.
PSX Brasil: A arte de Bloodhunt é sensacional. Podem nos dizer mais sobre o processo de criação dos ambientes de Exoborne?
Rodrigo Cortes: Nosso objetivo é criar um mundo que combine o familiar com o inesperado. Por exemplo, imagine uma plataforma petrolífera no meio de um cenário típico do sudeste dos Estados Unidos, junto a lanchonetes e autocarros escolares numa área florestal. O cenário de Exoborne nos permite pensar em múltiplas direções. Imagine um mundo, um mapa, que foi apanhado e esmagado no chão, criando um parque infantil único que podemos dar vida.
Um aspecto fundamental do ambiente de Exoborne é a integração de elementos americanos reconhecíveis. Criamos uma sensação de nostalgia retro-apocalíptica. Você se encontra em um mundo familiar que todos conhecemos dos filmes de Hollywood e da cultura pop, mas que também está quebrado, distorcido e desmoronando. A Mãe Natureza está recuperando partes dele, mas ainda não é um mundo pós-apocalíptico separado do nosso atual por milhares de anos.
Além disso, temos a camada de tecnologia Rebirth, que nos permite adicionar pequenos elementos, de ficção científica, ao mundo. Os ambientes são projetados para permitir movimentos dinâmicos e verticais, por isso adicionamos enormes cabos Rebirth, por exemplo. Esses cabos não apenas ajudam você a atravessar o mundo e ganhar vantagem de altura, mas também servem como grandes elementos visuais perturbadores.
PSX Brasil: Bloodhunt teve basicamente um mapa – extremamente detalhado! – por toda a sua vida. Quais são os planos para Exoborne, ainda mais por ser do gênero extração e o mapa ter um foco maior?
Petter Mannerfelt: Revelaremos mais sobre nossos mapas, seu layout e design em um futuro próximo, então fiquem ligados em nossas redes sociais. Como você mencionou, o layout do mapa é muito importante, então deixe-me dizer o seguinte: nossos mapas serão dimensionados não apenas em tamanho, mas também em termos de verticalidade e o quanto eles levarão os jogadores a duelos PvPs mais intensificados.
Num mundo em que temos inúmeros tipos de crossovers, qual vocês gostariam de ver com Exoborne? Não se preocupem com a licença ou que seja impossível, apenas aquele “crossover dos sonhos”.
Petter Mannerfelt: Não vou citar o nome, mas somos um estúdio chamado Sharkmob e temos um jogo com tornados.
PSX Brasil: Exoborne terá cross-play e cross-progression entre consoles e PC? Caso positivo, há algum ponto a ser ressaltado sobre isso? Por exemplo, é possível desligar o cross-play? As atualizações chegarão juntas em todas as plataformas?