O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.
Olá! Sou um dos desenvolvedores que fez Exhausted Man, uma sitcom absurda que retrata uma vida exausta que chega ao PS5 e PS4 em 25 de julho. Neste jogo, o protagonista só consegue engatinhar e faz tudo deitado. Você pode ver isso no teaser trailer abaixo.
Hoje, quero contar a vocês como criei personagens tão estranhos.
Origem
Tudo começou com uma frase: ficando sem energia, que se tornou o tema de uma respectiva game jam. Gosto de participar de eventos como esse, pois fazer um jogo do zero em 48 horas é uma ótima maneira de relaxar.
Com base no tema, tive a ideia de “pessoas ficando sem energia” e criei um personagem simples que estava caído em um sofá. Postei uma captura de tela dele e recebi muitas curtidas – não por causa das minhas habilidades de modelagem, mas devido à ressonância de exaustão que o personagem exalava.
Decidi fazer um jogo com esse personagem exausto – então ele não podia ficar simplesmente caído no sofá, ele precisava se mover. Todos nós estamos familiarizados com a sensação que nossos corpos têm quando estamos extremamente cansados, ficar de pé não era uma opção, então eu o fiz engatinhar no chão.
Essa animação de rastejar ganhou ainda mais curtidas. Eu testei a manobra de rastejar no chão na vida real e doeu por todo o corpo. Mas como as pessoas gostaram, eu a mantive.
Rastejando como um inseto
Para rastejar, especialmente em paredes, os humanos precisam aprender com os insetos. Primeiro, fizemos uma joaninha que pode rastejar em qualquer superfície em um ambiente 3D.
A cabeça do personagem poderia copiar a maneira como a joaninha se move, mas ainda havia um corpo longo atrás da cabeça para explicar. Que inseto é assim? Lagartas. Então, implementamos um recurso chamado ossos de lagarta, responsável por ancorar o corpo ao ambiente com base na posição da cabeça. Então, quando você vê uma pessoa rastejando no jogo, na verdade é baseado no funcionamento interno de uma lagarta rastejante.
Macio como macarrão
Por muito tempo, o corpo do personagem era como o de uma pessoa normal, com braços e pernas flexíveis divididos em dois. Embora ele só pudesse engatinhar, ele era pelo menos um pouco humano. Até que nosso artista desenhou uma arte promocional.
Gostamos tanto da arte que achamos que estava ok, mesmo que não fosse tão humanoide – afinal, ele está exausto, certo? Então, quebramos cada osso em pequenos pedaços, dando aos membros do personagem uma flexibilidade de macarrão.
Estados de energia variáveis
O protagonista precisa completar vários eventos para atingir o objetivo da noite, e seu estado de energia mudará de acordo. Por exemplo, comer algo aumenta a energia. Depois de comer, a cabeça do personagem brilhará em ouro e ele ganhará mais velocidade e força. Por outro lado, quando o personagem corrige um bug do jogo, ele assume o efeito oposto. O rosto do personagem ficará abatido e começará a bocejar muito. Bolhas de bocejo também farão o personagem dormir.
Mas não importa o estado de energia do personagem, ele nunca vai se levantar! Exhausted Man será lançado em 25 de julho para PS5 e PS4. Você consegue ajudar o pobre protagonista sonolento a passar a noite?