Antes de ser revelado oficialmente, Assassin’s Creed Syndicate teve várias informações vazadas pelo site Kotaku na época, com matérias escritas pelo jornalista Jason Schreier, que atualmente trabalha no Bloomberg.
Stanislav Costiuc, ex-desenvolvedor da Ubisoft e que agora está na Firebyte Games, comentou sobre o assunto no Twitter. Veja o que ele disse a respeito:
“Entrei na Ubisoft em janeiro de 2015, não muito depois do vazamento de Assassin’s Creed Syndicate pelo Kotaku. Meus novos colegas da época me disseram que eu perdi um grande show de merda em torno disso.
Eu nunca trabalhei em AC, mas meus colegas que trabalharam mais tarde me disseram que a recepção extremamente negativa a esse vazamento após o lançamento problemático de Unity foi um grande fator para garantir que a direção da franquia se afastasse o máximo possível do AC clássico.
Agora, isso significa que não apenas o vazamento desmoralizou muito a equipe que trabalhava no jogo (devido a toneladas de recepção negativa), mas se as pessoas com quem conversei estiverem certas (especificando essa causa em projetos grandes, todos têm perspectivas diferentes), o vazamento também causou essencialmente o atual ‘cisma’ dos fãs de clássicos / RPG devido a uma direção amplamente alterada. Tudo porque alguém queria alguns segundos de fama e um site estava muito disposto a dar a eles por cliques. Então, sim, vazamentos podem ser muito impactantes”.
I never worked on AC, but my colleagues who did later told me the overwhelmingly negative reception to this leak in the wake of problematic Unity release was a big factor in making sure the franchise direction steers as far away from classic AC as possible.
— Stanislav Costiuc (@farlander1991) September 20, 2022
the leak also essentially caused the current 'schism' of classic/RPG fans due to a vastly changed direction. All because somebody wanted a couple seconds of fame and a website was all too willing to give it to them for clicks. So, yeah, leaks can be very impactful.
— Stanislav Costiuc (@farlander1991) September 20, 2022
Após os seus comentários, Jason Schreier, autor do artigo com as informações vazadas, deu uma resposta. Segundo Jason, ele releu os comentários da matéria e disse que a maioria era positiva. O maior problema estava no desastre que foi Assassin’s Creed Unity e não por conta de vazamentos. Ele inclusive brinca dizendo que a série vaza desde 2012 e até hoje está firme e forte.
(Also, every Assassin's Creed game has leaked since at least 2012, so by this logic the entire series should have pivoted annually)
— Jason Schreier (@jasonschreier) September 20, 2022