A BioWare é conhecida principalmente por RPGs grandes e extensos com personagens únicos e construção de mundo. No entanto, também ganhou recentemente uma reputação de condições de trabalho problemáticas. Anthem, Dragon Age: Inquisition e Mass Effect Andromeda foram feitos sob imensas quantidades de horas de crunch. Todo esse trabalho duro deveria ser justificado pela “magia da BioWare”, um termo que os desenvolvedores da BioWare usavam para descrever como seus jogos encontrariam coesão nas horas finais de desenvolvimento.
Mas o ex-produtor executivo de Dragon Age, Mark Darrah, quer que as pessoas parem de usar o termo. Darrah postou um vídeo no YouTube sobre como a chamada “magia do BioWare” realmente funcionava (via Kotaku). De acordo com Darrah, temos um gráfico em formato de taco de hóquei onde a maior parte do progresso é quase imperceptível. É quase plano e “se você traçar essa linha, seu jogo será lançado em 30 anos”. Em um certo ponto, os desenvolvedores atingiram um “ponto crucial” quando o jogo finalmente se moldaria e muito progresso seria feito em um curto período. De acordo com o desenvolvedor, esse ponto de inflexão é o que é conhecido como “magia da BioWare”.
A abordagem do taco de hóquei pode explicar por que não vimos nenhum vídeo de gameplay de Dragon Age 4 ou quaisquer detalhes sobre o próximo Mass Effect. Darrah pediu especificamente aos atuais desenvolvedores da BioWare que parassem de invocar a magia da BioWare.
Darrah também não acha que a má gestão seja algo exclusivo da BioWare. Ele nomeou especificamente o estúdio a CD Projekt RED, de Cyberpunk 2077 e The Witcher, por seguir práticas semelhantes.