A ex-presidente da Comissão Federal de Comércio (FTC), que lutou para bloquear a aquisição da Activision Blizzard em 2023, criticou a decisão da Microsoft de aumentar os preços do Game Pass.
Nesta semana, a Microsoft anunciou um aumento de preço do Xbox Game Pass. Desde a conclusão do acordo com a Activision Blizzard em 2023, a Microsoft também demitiu milhares de funcionários, inclusive na área de jogos.
Lina Khan, que foi presidente da FTC de 2021 até o início deste ano, disse em suas redes sociais que, em março de 2023, a Microsoft informou a um tribunal que os preços do Game Pass não aumentariam como resultado da aquisição da Activision Blizzard.
“A aquisição da Activision pela Microsoft foi seguida por aumentos significativos de preços e demissões, prejudicando tanto jogadores quanto desenvolvedores”, escreveu Khan (via VGC). “Como vimos em vários setores, a crescente consolidação do mercado e o aumento dos preços costumam andar de mãos dadas”.
“À medida que as empresas dominantes se tornam grandes demais para se importar, elas podem piorar a situação para seus clientes sem precisar se preocupar com as consequências”, conclui.