Ex-funcionário da Sony diz que a companhia planejava “matar” o PS Vita há anos

PS Vita

Após a confirmação do fechamento da PS Store no PlayStation 3, PlayStation Portable e PlayStation Vita, um ex-funcionário da Sony realizou um AMA (pergunte-me qualquer coisa) no Reddit verificado no qual revelou que a companhia já planejava matar o PS Vita em 2016/17.

Observe que o ex-funcionário optou por permanecer anônimo, mas seu status de emprego foi confirmado pelos moderadores do Reddit. Considere tudo o que foi dito como rumor, mas não há nenhum absurdo nas respostas.

“A Sony vê o Vita como um fracasso”, escreveu o ex-funcionário. “O portátil perdeu praticamente todas as metas de vendas que eles tinham e, para um negócio com fins lucrativos, é o pior que pode acontecer. Eles se contentaram com isso como um pequeno fluxo de renda passiva, mas quando o firmware foi quebrado, eles estavam pregando o caixão. Teve alguns defensores internos fortes, especialmente do lado do Japão, mas isso serviu apenas como um ‘avisei’ nas guerras culturais que a Sony vem travando não tão silenciosamente na última década”.

O ex-funcionário também revelou que a Sony planejava lançar troféus para o PSP, mas abandonou a ideia após o infame hack de 2011.

“Depois do pesadelo que foi o hack de 2011, a Sony está apavorada com a palavra ‘hack’ ou qualquer possível intrusão de rede”, eles continuaram. “Curiosidade: o PSP foi planejado para ter troféus até que o firmware fosse quebrado e eles o deixassem cair como uma batata quente”.

Quando um usuário perguntou por que a Sony tem o hábito de abandonar as IPs, o autor da postagem explicou que é porque algumas dessas IPs não tiveram um bom desempenho comercial. “A Sony é um negócio e eles se preocupam antes de mais nada com onde está o dinheiro, não onde está o sentimento”, conclui.

O ex-funcionário também disse que a Sony consegue descobrir facilmente quem está usando PS Vita desbloqueado (se estiver conectado à PSN, é claro). Porém, se a companhia pretende fazer alguma coisa é outra história. Segundo ele, se sua conta for banida, você cria outra. Se seu console for banido, você compra outro. Então ele não sabe dizer se a Sony pretende fazer algo quanto a isso.

Você pode ler o AMA inteiro neste link.